
I Ciclo de estudos do CEJA

Criado em janeiro de 2021, no Rio de Janeiro, por iniciativa do historiador Elias Salgado, diretor do Amazônia Judaica, e com o apoio de dezenas de acadêmicos e intelectuais de vários países, o CEJA – Centro de Estudos Judaicos da Amazônia, tem como objetivo principal esstabelecer uma maior cooperação entre várias instituições e intelectuais do meio acadêmico e também independentes, visando motivar e promover o estudo, a pesquisa, a produção, a promoção e a publicação de obras sobre a memória e a história da presença judaica na Amazônia.
A Amazônia é um tema quase que desconhecido dos brasileiros, ainda mais a história e a memória dos judeus da Amazônia, oriundos do Marrocos.
Ainda são poucos os estudos sobre o tema. Eles tiveram início nos anos 1970 e até o presente momento trataram, basicamente, da imigração desses judeus, as suas causas; dos primeiros anos de estabelecimento; da luta pela sobrevivência e preservação de sua cultura e tradição; entre outros.
Os pesquisadores do CEJA, ao refletirem sobre o estado atual da produção científica sobre o tema, resolveram criar o Projeto Novos Estudos, Novos Recortes Temáticos.
O próprio título do projeto fala por si: ele pretende avançar no estudo e na pesquisa da presença judaica na Amazônia, de forma interdisciplinar, ampliando o espectro temático e de abordagem, bem como tratar de novos temas ainda pouco estudados.
Assim que, o I Ciclo de estudos do CEJA, é o primeiro passo dos objetivos acima descritos. Ele objetiva trazer ao público interessado e em conjunto com ele, refletir sobre o resultado dos primeiros trabalhos que vem sendo realizados por nossos pesquisadores. Sua transmissão será através do Google Meet. Confira a programação completa:
Artigos Relacionados

As inscrições para participar do MOV.IBI estão abertas!
5 de outubro de 2021
As inscrições para participar do MOV.IBI estão abertas! O MOV.IBI é um coletivo de estudos e debates cujo objetivo é compreender as complexidades da política israelense e sua relação com a realidade brasileira. O foco é em jovens adultos, de aproximadamente 20 a 35 anos. Os encontros são quinzenais e acontecem através da plataforma Google […]

IBI e Ayllon Editora lançam Coleção Índigo
4 de fevereiro de 2021
A partir da necessidade de expor a complexidade de Israel e a pluralidade da comunidade judaica e de abrir caminhos para o diálogo e a diversidade de opiniões, o Instituto Brasil-Israel, em parceira com a Ayllon Editora, lançam a Coleção Índigo. A coleção busca suprir a falta de livros, dissertações e teses em português sobre […]

Segundo dia de Diálogos Literários Brasil-Israel na FLIP
12 de janeiro de 2021
A programação “Diálogos Literários Brasil-Israel”, nosso espaço na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, está de volta! Acompanhe as mesas da programação com convidados brasileiros e israelenses através do nosso Facebook e no canal da FLIP no YouTube, no dia 18/01, a partir das 11h. Esperamos você para mais um dia de diálogos literários entre Brasil e […]
