Irã, Israel e as relações no Oriente Médio
Na última semana, o governo de Israel foi acusado de matar um cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh, chefe do projeto nuclear do Irã. Autoridades israelenses não confirmam, mas tampouco negam – o que gera suspeitas e aumenta o clima de tensão na região.
Ao mesmo tempo, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, articulou diversos acordos entre Israel e outros países, como Emirados Árabes Unidos, Bahrein, e há até um diálogo com a Arábia Saudita.
Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com Tanguy Baghdadi, que é franco-argelino-brasileiro, professor de relações internacionais em diversas instituições como a Universidade Veiga de Almeida e do MBA do Ibmec, podcaster no Petit Journal e comentarista de relações internacionais da GloboNews. Para ele, o Irã é um país tradicionalmente considerado uma ameaça para países da região e Israel teria interesse no assassinato de Mohsen Fakhrizadeh para se aproximar de outros países do Oriente Médio.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Playlist da semana: Boy bands israelenses
23 de julho de 2020
Curadoria de Caroline Beraja

Lembra de quem queríamos ser?
27 de setembro de 2019
No universo dos feriados religiosos, Rosh haShaná e Iom Kipur não estariam na lista das 10 datas mais populares. Com suas metáforas sobre o Dia do Julgamento e o nome (em hebraico) de “Dias Terríveis” (Iamim Norayim), estas datas precisam urgentemente da repaginada de marketing que Jon Stewart pediu para outros feriados judaicos. A verdade, […]

Artista e ativista Gershon Knispel morre aos 86 anos em Israel
21 de setembro de 2018
Faleceu, no início de setembro, na cidade de Haifa, o desenhista, gravador, pintor, muralista, escultor e ativista Gershon Knispel, aos 86 anos. Knispel nasceu em Colônia, Alemanha, em 1932. Aos três anos, emigrou com a família para região da Palestina, então sob mandato britânico, indo morar em Haifa. Desde jovem engajou-se com o ideário socialista. […]
