Irã, Israel e as relações no Oriente Médio

Na última semana, o governo de Israel foi acusado de matar um cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh, chefe do projeto nuclear do Irã. Autoridades israelenses não confirmam, mas tampouco negam – o que gera suspeitas e aumenta o clima de tensão na região.
Ao mesmo tempo, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, articulou diversos acordos entre Israel e outros países, como Emirados Árabes Unidos, Bahrein, e há até um diálogo com a Arábia Saudita.
Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com Tanguy Baghdadi, que é franco-argelino-brasileiro, professor de relações internacionais em diversas instituições como a Universidade Veiga de Almeida e do MBA do Ibmec, podcaster no Petit Journal e comentarista de relações internacionais da GloboNews. Para ele, o Irã é um país tradicionalmente considerado uma ameaça para países da região e Israel teria interesse no assassinato de Mohsen Fakhrizadeh para se aproximar de outros países do Oriente Médio.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Quatro curiosidades sobre o longa “7 Dias em Entebbe”, do diretor José Padilha
12 de abril de 2018
Filme narra uma das operações militares mais famosas da história de Israel

Qual a sua bolha? Discussões na web refletem polarização com emojis “de direita” e “de esquerda”
12 de julho de 2019
Grupos no Brasil adotam bandeiras do Estado de Israel e da Palestina para representar ideologias opostas

A disputa entre setores laicos e ortodoxos durante a pandemia de Coronavírus
3 de fevereiro de 2021
A campanha de vacinação continua em Israel, país que mais vacinou proporcionalmente sua população em todo o mundo. Ainda assim, a despeito da esperança trazida pela vacina, Israel passa por um grande problema interno que desafia a coexistência entre uma maioria laica e uma minoria ultraortodoxa. Os haredim, grupo de judeus ultrarreligiosos, são apenas 13% […]
