“Cabala é um patrimônio da humanidade”, afirma o chazan Pipo, estudioso do assunto

Quando se fala em Cabala, muitos dizem que é o lado mais místico do judaísmo. A prática e o estudo dessa filosofia se popularizaram depois que a cantora pop Madonna e outras celebridades se tornaram adeptas. Daí, surgiram instituições como o Kabbalah Center no Brasil, prometendo ensinar Cabala a quem os procurasse.
Mas o que é realmente a Cabala? Até que ponto transformar um saber milenar em uma cartilha comercializável não banaliza o próprio judaísmo?
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Felipe Pinchas Grytz, mais conhecido como Pipo, que é maestro e compositor formado pela Faculdade Santa Marcelina, e também já foi chazan do Colégio Renascença e diretor musical da Congregação Israelita Paulista. Hoje em dia, ele estuda e ensina Cabala. Para ele, a Cabala não é só dos judeus e sim um patrimônio da humanidade.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Sobre acusações de apartheid e libelos de sangue
29 de janeiro de 2021
TEL AVIV – A questão da suposta obrigatoriedade de Israel em vacinar todos os palestinos (defendida pela Anistia Internacional e outras ONGs) está surfando na nova acusação, pela ONG israelense B’Tselem, de que Israel seria um Estado de “apartheid”. São duas acusações graves, que se misturam na ideia de criar uma imagem de Israel como […]

A polêmica em torno da minissérie “Our Boys”, da HBO – realidade ou interpretação?
25 de novembro de 2019
Na terra onde, para cada duas pessoas, há três opiniões, era óbvio que o seriado israelense “Our boys” (HBO) não seria um consenso. A minissérie de 10 capítulos tem como pano de fundo os eventos que levaram ao conflito entre Israel e a Faixa de Gaza em meados de 2014. Mistura eventos reais e ficção. […]

Presidente do IBI envia carta a Danni Suzuki
27 de abril de 2018
David Diesendruck manifestou preocupação com repercussão de post da atriz no Instagram
