9 curiosidades sobre o Bahrein
Ana Clara Muner9 curiosidades sobre o Bahrein, país que assina, nesta terça-feira (15/09), acordos de normalização das relações diplomáticas com Israel.
1. Bahrein é um território situado no golfo Pérsico, formado por 36 ilhas.
2. A pesca de pérolas foi, durante muito tempo, sua principal fonte de riquezas. Em 1932, descobriu-se petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein.
3. Foi o primeiro país a descobrir, explorar e exportar petróleo no Golfo Pérsico. No entanto, estudos dizem que ele poderá se esgotar na primeira metade deste século.
4. Bahrein é, desde 1973, uma monarquia constitucional, com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo rei Hamad bin Isa al-Khalifa.
5. Há tensões políticas profundas entre a família real sunita e a população de maioria xiita. Os xiitas em geral descendem da população persa que ocupou a ilha no passado, enquanto que os sunitas são árabes ligados à dinastia que governa o país.
6. A composição étnica do país é formada por árabes barenitas (63%), outros árabes (12%), afeganes, paquistaneses e indianos (25%).
7. Foi um protetorado militar e comercial do Reino Unido, depois de terem assinado um tratado de nome Trégua Perpétua de Paz, em 1861. Adquiriu sua independência em 1971.
8. Em 2011, houve uma série de protestos pró-democracia no país, inspirados na Primavera Árabe, mas foram reprimidos com violência. A monarquia sunita suprimiu direitos políticos e liberdades civis e combateu duramente dissidentes xiitas.
9. Em 2001, as mulheres votaram pela primeira vez
Artigos Relacionados
Instituto Brasil-Israel, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, promove debate sobre antirracismo no contexto de mulheres negras e judias
16 de novembro de 2021
O Instituto Brasil-Israel, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, promove o debate “Mulheres Negras e Antirracismo: Brasil e Israel” nesta quinta, dia 18, às 14h30. O debate faz parte da programação do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, evento que tem como propósito pautar o ESG [Ambiental, Social e Governança, em português] como […]

“O Hamas tenta atrair atenção mundial”
20 de novembro de 2018
Entrevista com o jornalista Alon Ben-David
