Israel e Bharein assinam acordo de normalização das relações
Daniel Douek
Acaba de ser anunciado acordo para a normalização das relações entre Israel e Bahrein. “Este é um avanço histórico para promover a paz no Oriente Médio”, afirma o documento assinado pelo primeiro ministro Benjamin Netanyahu e pelo rei Hamad bin Isa bin Salman al-Khalifa.
“A abertura do diálogo direto e dos laços entre essas duas sociedades dinâmicas e economias avançadas continuará a transformação positiva do Oriente Médio e aumentará a estabilidade, segurança e prosperidade na região”, continua o documento.
Também há menção aos palestinos: “As partes continuarão os esforços para alcançar uma resolução justa, abrangente e duradoura para o conflito israelense-palestino para permitir que o povo palestino realize seu pleno potencial”.
O acordo foi mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acontece semanas após a normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.
Artigos Relacionados
O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
7 de outubro de 2019
Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP. Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel. Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de […]


E eu com isso? #225 Orgulho: Um judaísmo que me cabe
28 de junho de 2023
O mês de junho é repleto de significado e simbolismo para a comunidade LGBTQIA+. Tudo começou lá atrás, em 1969, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No dia 28 de junho daquele ano, quando ocorreram as famosas “Revoltas de Stonewall”. Este evento marcante foi um levante espontâneo contra a opressão e a violência […]
