Debate com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua

Na próxima Quinta-Feira (03/09), às 18h, acontecerá um Webinar com o escritor e jornalista árabe-israelense Sayed Kashua. O evento terá como mediadora a Profa. Marta Topel, diretora do Centro de Estudos Judaicos, e como debatedora Juliana Portenoy, pesquisadora da obra de Kashua. O debate será realizado em inglês e será transmitido no dia 03/09, às 18h, pelo Zoom no link http://bit.ly/SayedKashua.
O evento tem parceria com o Instituto Brasil-Israel e será uma oportunidade única de conhecer e se aprofundar no trabalho dessa voz tão importante e complexa que é Kashua.
Conheça mais a biografia dos participantes:
Sayed Kashua, nascido em 1975 em uma família muçulmana na cidade israelense de Tira, é autor de quatro romances escritos na língua hebraica e roteirista do seriado da televisão israelense “Avodá Aravit” (“Trabalho Árabe”), obras premiadas em Israel e internacionalmente. Por mais de dez anos, foi autor de uma coluna de crônicas no jornal Haaretz, compiladas posteriormente em livro. Em 2015, junto a sua família, aceitou o convite para lecionar numa universidade ao norte dos Estados Unidos. Hoje, cursa seu doutoramento em Literatura Comparada na Washington University em St. Louis, onde também leciona hebraico. A complexidade de ser árabe, israelense e palestino é tema recorrente em seu trabalho, que até hoje não foi traduzido ao português.
Juliana Portenoy Schlesinger é doutora e pós-doutora pelo Departamento de Letras Orientais da USP. Cursou seu Mestrado na Universidade Hebraica de Jerusalém em Antropologia, onde analisou uma escola bilíngue árabe-hebraica. Seu doutorado analisa o primeiro romance de Kashua, Aravim Rokdim (Árabes Dançantes), e seu pós-doutorado analisa as crônicas jornalísticas do autor.
Marta F. Topel é antropóloga, Diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP, docente do Programa de Língua Hebraica e Literatura Judaicas/USP e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes e do LETRA/USP.

Artigos Relacionados
Maternindade e judaísmo é o novo episódio do podcast do IBI
14 de novembro de 2019
Controladora e ao mesmo tempo tiete dos filhos, a mãe judia não quer vê-los passar pelo menor dos sofrimentos e usa isso como desculpa esfarrapada para tentar controlar suas vidas. Diante de qualquer resistência ou demonstração de que não precisamos mais tanto delas, ela atribui a nós a culpa imensurável de fazê-la sofrer. Assim, o […]

“Rotatividade é uma boa opção, mas impasse pode continuar”, afirma analista israelense
1 de outubro de 2019
Para Tal Schneider, do jornal Globes, a crise política em Israel está longe de terminar

Escritora israelense fala sobre amor, consentimento, narrativas e sonhos na Flip
12 de julho de 2019
Ayelet Gundar-Goshen participou de mesa ao lado da nigeriana Ayòbámi Adébáyò
