Entre Levinas e Leibowitz: Israel, Sionismo e o Povo Judeu
20 ago 20

Entre Levinas e Leibowitz: Israel, Sionismo e o Povo Judeu

Levinas e Leibowitz eram pensadores de seus mundos. Vindos, respectivamente, da França e da Alemanha, ambos eram filhos do Holocausto. Muito influenciados pela cultura europeia, ambos eram profundamente e radicalmente judeus. Tanto Levinas, quanto Leibowitz, pensaram suas relações com D’us, com o povo judeu e com a humanidade e o humanismo. Em tempo de valores esgarçados e de profunda crise do humanismo, nos interessa refletir com Reuben Sternschein e Gideon Katz como eram as posições  de ambos frente a Israel, o sionismo, as relações com o judaísmo no Estado de Israel e, por fim, como Levinas e Leibowitz enxergariam as relações entre israelenses e palestinos no atual momento.

Gideon Katz é professor associado no Instituto de pesquisa da Universidade Ben Gurion do Negev. É autor de  “To the Core of Secularism: A Philosophical Analysis of Secularism in its Israeli Context” (Jerusalem, 2011), “The Pale God – Israeli Secularism and Spinoza’s Philosophy of Culture” (Boston, 2011) e co-editor de “Music in Israel” (Sede-Boker, 2014). Seu livro “In Silence and out Loud: Leibowitz in Israeli Context” (Open University Press, Ra’anana) foi publicado recentemente.

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Pesquisador do NUR (Núcleo de Pesquisa em Filosofia árabe, judaica e oriental) da UNIFESP e Coordenador do grupo de pesquisa de Judaísmo Contemporâneos do Laboratório de Politica, Comportamento e Mídia da PUC SP.

Yonathan é um doutorando em Filosofia pela Universidade de Amsterdam pesquisando na área de teoria política e filosofia. Recentemente passou 2 anos na Universidade de Essex (UK). Mestre em Filosofia pela Universidade de Tel Aviv com intercâmbio na Sciences Po Paris. Graduado em Filosofia, Sociologia & Antropologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Michel Gherman é professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

O evento será transmitido na quinta-feira, dia 27/08, às 15:00, por nossa página no Facebook e pela plataforma Zoom: http://bit.ly/LevinaseLeibowitz

Artigos Relacionados


Vinte mil israelenses saem às ruas contra a deportação de requerentes de asilo

Calendar icon 24 de fevereiro de 2018

Manifestantes se reuniram em Tel Aviv para protestar contra decisão do governo de deportar africanos

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Músicas em hebraico e espanhol

Calendar icon 11 de maio de 2020

Curadoria de Yael Katz

Arrow right icon Leia mais

Pastor Henrique Vieira fala de intolerância na comunidade evangélica, Israel e os neopentecostais

Calendar icon 19 de dezembro de 2019

Arrow right icon Leia mais