Grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”
30 jul 20

Grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”

Símbolos judaicos e israelenses acabam de se fazer presentes em outro lugar na intricada estrutura política-religiosa-criminosa do Rio de Janeiro.

Um grupo ligado ao tráfico de drogas passou a intitular as áreas sob seu controle de “Complexo de Israel”.

Alinhado a perspectivas evangélicas, busca impor a religião em cinco comunidades, onde vivem cerca de 134 mil pessoas: Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau.

Não é de hoje que facções do crime utilizam referências de países ou nações para se autodefinirem e definirem os seus inimigos. Mas é claro que tais referências nada têm a ver com os países e nações evocados. Tudo está no campo simbólico.

Estrelas de David e bandeiras de Israel nesse caso nada têm a ver com o judaísmo ou com o Estado de Israel. Forja-se aí um imaginário, idealizado a partir das ideias de força, invencibilidade e redenção. Coisa com a qual já estamos acostumados no Brasil contemporâneo.

Foto de matéria do G1.

Artigos Relacionados


Como serão as grandes festa judaicas durante a pandemia? Esse é o tema do episódio da semana do podcast

Calendar icon 17 de setembro de 2020

Se aproximam dois dos feriados mais importantes do calendário judaico: Rosh Hashaná, o ano novo, e Iom Kippur, o dia do perdão, quando judeus passam 25 horas em jejum. São também os dias em que sinagogas de todo o mundo recebem centenas de pessoas. Acontece que, em 2020, tudo isso deve ser diferente. Os grandes […]

Arrow right icon Leia mais

Dica Cultural: Micheline Alves, jornalista, indica o livro “Em Tempos Como Estes” de Efratia Gitai

Calendar icon 20 de abril de 2020

Arrow right icon Leia mais

IBI Live com Fernando Grostein

Calendar icon 22 de junho de 2020

Na próxima quarta-feira, 24/06, às 20h, Marília Neustein conversa com o cineasta Fernando Grostein sobre o tema “Dialogar ou cancelar: sobrevivendo em tempos de polarização”. Acompanhe pelo Instagram @institutobrasilisrael ou @grosteinandrade.

Arrow right icon Leia mais