
Laboratório IBI no campus encerra as atividades do semestre com o webinar “Genocídios, Diásporas e Fascismos”
Na próxima sexta-feira, dia 31/07, às 16h, encerramos as atividades do primeiro semestre do laboratório IBI no campus com o webinar “Genocídios, Diásporas e Fascismos”.
O IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, criado em conjunto com o Núcleo de estudos judaicos da UFRJ (NIEJ), o Laboratório Israel Palestina da PUC-SP (LIP), o Núcleo de estudos judaicos da UFRGS (NEJ), e composto por estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades brasileiras.
Durante esse semestre, centramos nossos debates em pesquisas sobre o conflito Israel-Palestina, estudos da diáspora, dos fascismos e da religião.
Encerramos o semestre com um evento que lidará com os emas estudados no laboratório, e justamente em um contexto em que essas discussões estão na ordem do dia da política nacional e internacional.
Acompanhe pelo zoom ou nossa página no Facebook.

CONVIDADOS
Soilo Urupe Chue, povo indigena Chiquitano. Bacharel em Psicologia pela UFMT; Conselheiro e Assessor da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso – FEPOIMT. Pesquisador do LABTECC- UFMT.
Dolores Galindo é Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Estudos de Cultura Contemporânea. Coordena o Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC/UFMT).
Karl Schurster é professor livre-docebte do Programa de Pós Graduação em História e Educação da universidade de Pernambuco. Realizou pós Doutorado na Universidade Livre de Berlim. Coordena o Laboratório de Estudo do Tempo Presente da UPE com ênfase nos estudos dos fascismos, guerras e política internacional.
Omar Ribeiro Thomaz é professor livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Centro de Estudos de Migrações Internacionais na mesma universidade e entre suas áreas de pesquisa destaca-se os conflitos contemporâneos, em especial Haiti e Sul de Moçabique.
DEBATEDOR
Michel Gherman: Professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
MEDIADORA
Desirée Puosso é formada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, advogada (OAB São Paulo), bolsista CNPq no curso de mestrado em Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Direito Internacional Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Artigos Relacionados
Programe-se: Arieh Saposnik no Brasil
29 de outubro de 2019
A convite do Instituto Brasil-Israel, Arieh Saposnik, vem ao Brasil para uma série de eventos e palestras. Saposnik é um dos maiores historiadores e especialistas sobre sionismo da atualidade e professor da Universidade Ben Gurion. Acompanhe a agenda! São PauloDia 4/11 (18h)- “Terra Santa e sionismo” Palestra no Centro de Estudos Judaicos, da USP, com […]


As últimas e desesperadas tentativas Israelenses contra o “Acordo ruim” com o Irã
30 de agosto de 2022
Daniela Kresch TEL AVIV – Há quase uma década, a sigla JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global, em português) é uma espécie de fantasma que ronda os israelenses. Volta e meia, se torna algo urgente e estressante e o nível de ansiedade em relação ao assunto decola às alturas. Estamos passando por um desses momentos. […]


Manoela Miklos é nova diretora-executiva do IBI
21 de fevereiro de 2024
O Instituto Brasil-Israel tem o prazer de apresentar a nova diretora-executiva da instituição: Manoela Miklos. Damos boas-vindas a Manoela e desejamos que a trajetória no IBI continue a garantir a qualidade do trabalho, consecução dos nossos objetivos, tão relevantes nos tempos atuais, e o crescimento da entidade. Queremos também agradecer a contribuição de Morris Kachani, que esteve à frente […]
