Judeus negros são o tema do episódio do podcast da semana

O mundo inteiro parece estar falando sobre George Floyd, Rayshard Brooks, sobre o caso Miguel, que caiu da janela em Pernambuco, sobre João Pedro, assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, e Black Lives Matter. Nesse contexto, como se posiciona a comunidade judaica?
Como judeus fala-se sobre uma obrigação de nos responsabilizar sobre qualquer tipo de discriminação, e evitar que outro holocausto venha a tomar forma de alguma maneira. Deveríamos ser os combatentes na linha de frente da luta contra o racismo?
A realidade pode ser muito diferente se pensarmos de um ponto de vista de uma comunidade ashkenazi normativa. Predominantemente brancos, temos todos os privilégios de um branco no Brasil, e dificilmente se reconhecem judeus na rua. No episódio de hoje vamos falar de uma visão bastante específica – quem são os judeus negros na comunidade judaica e como se posicionam sobre sua negritude.
Hoje temos três convidados, Gabriel Richards, Rebeca Regen e Maurício Korenchendler, que têm em comum o fato de serem negros e judeus.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Há diversas formas de se queimar a bandeira de Israel
20 de abril de 2020
Há diversas formas de se queimar a bandeira de Israel. De um lado, de forma literal, ateando fogo, como fizeram mais de uma vez setores sectários da esquerda brasileira. De outro lado, há formas metafóricas de se queimar a flâmula israelense, como usá-la em manifestações com as quais não tem nenhuma relação. Se queimando a […]

Bolsonarismo e antissemitismo
31 de março de 2021
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com o cientista social Daniel Douek e com o advogado Ricardo Brajterman
