Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel

Desde o assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, o mundo tem conhecido uma série de manifestações antirracistas.
Com o tempo, os protestos alcançaram também o campo da memória pública. Além do racismo policial, monumentos e estátuas passaram a ser alvo das reivindicações. Alguns foram até mesmo derrubados por manifestantes.
Os protestos contra monumentos que trazem simbologias racistas nos colocam novas questões sobre o papel das cidades e dos patrimônios históricos na luta antirracista.
No webinar “Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel”, organizado pelo Instituto Brasil-Israel, com o apoio do coletivo Judeus pela Democracia e do Niej, discutiremos esses processos a partir das realidades israelenses e brasileiras.
O encontro será feito pelo zoom, no próximo domingo, 28/06, às 16:00.
Não precisa de inscrição para participar, basta acessar o link: https://bit.ly/webinar_monumentos
CONVIDADAS
Aline Montenegro Magalhães: Doutora em História pela UFRJ com pós-doutorado em Museologia pela UNIRIO. Pesquisadora no Museu Histórico Nacional e professora do MBA em Gestão de Museus e do ProfHistória da UNIRIO. Há mais de 20 anos estuda museus, colecionismo e patrimônio.
Cecilia Cohen:Licenciada em Educação e História da Arte. Guia do Yad Vashem e Marcha da vida na Polônia. Atual estudante de Guia de turismo em Israel.
Juliana Kaiser: Licenciada em História da Arte. Foi Coordenadora do Programa Educativo do CCBB. Atua como gestora de projetos sociais e é professora convidada de Responsabilidade Social da UFRJ
Leila Danziger: Artista visual, professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do CNPq e Faperj.
MEDIAÇÃO
Nina Kertzman: Graduada em Relações Internacionais pela UFRJ, membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) e educadora da área de Literatura Judaica.

Artigos Relacionados
Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia
14 de fevereiro de 2020
A fundação da ONU serviu para que o mundo marcasse uma nova fase em seu desenvolvimento. Após as tragédias humanas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, perspectivas de paz e multilateralidade estavam sendo construídas por uma instituição que deveria mediar as relações entre as nações do mundo. Não é casual que, junto as estruturas […]

Michel Gherman analisa movimento Sionista e a disputa de passados
11 de junho de 2019
A formação de sionismos, em uma perspectiva plural, esteve no centro da discussão proposta pelo professor Michel Gherman na última quarta-feira (05), durante a terceira aula do curso organizado pelo IBI, no Rio de Janeiro. Gherman analisou o uso do termo no singular como uma forma de exclusão de divergências internas no movimento. Logo no […]

Instituto Brasil Israel promove debate com Natália Pasternak sobre o enfrentamento da Covid-19 no Brasil e em Israel
5 de março de 2021
Bate-papo será conduzido por Michel Gherman e irá abordar, entre outros assuntos, o polêmico spray israelense
