Alusões ao nazismo apareceram novamente na cena pública brasileira
28 maio 20

Alusões ao nazismo apareceram novamente na cena pública brasileira

Na luta aberta que estamos assistindo entre o poder executivo e o poder judiciário, alusões ao nazismo apareceram novamente na cena pública brasileira. Dessa vez, em jogo reverso.

Como todos sabem, ministros do governo federal têm sido criticados por trazerem à tona discursos que se assemelham ao nazismo, em forma e conteúdo. Em meados de janeiro, o ex-secretário de cultura Roberto Alvim divulgou um vídeo emulando a estética e o discurso de Joseph Goebbels; e ainda este mês, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) publicou uma variação da frase escrita nos portões do campo de concentração de Auschwitz: “O trabalho liberta”.

Agora, invertendo as acusações, membros do executivo nacional e aliados de Bolsonaro reagem ao inquérito das Fake News do STF tratando seus ministros como nazistas.

Entre ontem e hoje, para citar alguns exemplos:

[1] Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, investigado por disseminação de fake news e ataques à instituições nas redes sociais, se referiu ao STF como o Tribunal do Terceiro Reich, instituído por Hitler.

[2] Abraham Weintraub, ministro da educação, fez alusão à caça aos judeus pelos nazistas para se referir à ação da PF iniciada a partir da determinação do STF. Segundo ele, o dia de hoje será lembrado como a “Noite dos Cristais” brasileira.

[3] Allan do Santos, jornalista do Terça Livre e alvo da mesma operação da Polícia Federal, compara o Ministro Alexandre de Moraes a Hitler.

É risível e trágico: aqueles que incorporam a linguagem e a estética nazista agora acusam os outros da mesma coisa para se vitimizarem.

Apenas parem. Vocês ofendem a memória das verdadeiras vítimas do nazismo e não enganam ninguém.

Artigos Relacionados


IBI lança série de playlists de músicas israelenses no Spotify

Calendar icon 31 de janeiro de 2019

Primeira delas reúne músicas israelenses pela paz

Arrow right icon Leia mais

A literalidade de Chanukka

Calendar icon 7 de dezembro de 2018

Texto de Daniel Gerstler

Arrow right icon Leia mais

O Contra-ataque de Israel ao Irã | Expresso Israel 122 com Daniela Kresch

Calendar icon 15 de maio de 2024

No Expresso Israel desta semana, a jornalista Daniela Kresch, correspondente do IBI em Israel, falou sobre a reação de Israel ao ataque iraniano na madrugada de domingo. Mas, ao que parece, o Irã minimizou o ataque e os danos. O que realmente aconteceu? Será que o Irã vai contra-atacar ao contra-ataque? A jornalista também falou […]

Arrow right icon Leia mais