Língua iídiche é o tema do podcast da semana
07 maio 20

Língua iídiche é o tema do podcast da semana

O iídiche era a língua oficial dos judeus na Europa até a metade do século 20. O idioma, uma mistura de hebraico com alemão, define muito da identidade judaica vivida pela comunidade naquela época.

Eram filmes, livros e ecossistemas inteiros dedicados ao iídiche. Após a fundação do Estado de Israel, o iídiche foi aos poucos se dissolvendo entre as gerações que vieram e hoje são poucos os falantes da língua, que basicamente se limitam entre ultra-ortodoxos, estudiosos e gerações de avós e bisavós. Porém, sabemos o quanto o iídiche definiu muito do vocabulário da comunidade, que estão “na boca do povo” até hoje.

Shleper, Shmutzik, Meshuggeneh, Mensch, Oy Vey são apenas algumas das expressões constantemente repetidas no dia-a-dia comunitário. O que essas palavras significam? Qual o status do iídiche hoje em dia? Podemos definí-lo língua morta? Esse é o “E eu com isso?”, podcast do Instituto Brasil Israel.

Nossa convidada é a Lilian Starobinas, ex-presidente da Casa do Povo, que antes hospedava a escola tradicionalmente iídiche Sholem Aleichem. Participou da reconstrução da biblioteca iídiche e faz parte de grupos que estudam iídiche.

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

Artigos Relacionados


Bar e bat mitzvá: a maioridade judaica

Calendar icon 2 de junho de 2021

Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Rachel Reichhardt

Arrow right icon Leia mais

Meus encontros com Amós Oz

Calendar icon 19 de dezembro de 2019

por Renata Megale

Arrow right icon Leia mais

Questões da mulher no Oriente Médio foi tema debatido no Rio

Calendar icon 28 de junho de 2018

Na sexta-feira dia 15/06 o NIEJ-UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ) organizou o evento “As questões da mulher no Oriente Médio”.  O encontro buscou promover debates frequentemente marginalizados e marcados por visões preconceituosas. No lugar de simplesmente vitimizar as mulheres dessa região, discutiu-se as diferentes formas pelas quais elas se mobilizam, […]

Arrow right icon Leia mais