26.969 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo

Hoje é celebrado o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Às 20h, horário de Israel, sirenes soarão para um minuto de silêncio.
Em 2020, o número de vítimas chegou a 23.816 soldados, com a inclusão, no último ano, de 42 pessoas do exército israelense e 33 veteranos que morreram devido aos seus ferimentos; e 3.153 civis, com o acréscimo de 3 pessoas, mortos em ataques terroristas.
O número total de soldados mortos inclui não apenas integrantes das Forças de Defesa de Israel, mas também policiais, guardas do serviço prisional, do serviço de segurança do Shin Bet e agentes do Mossad. Além disso, considera membros das milícias pré-estado e da Brigada Judaica que serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Os registros começam a ser contados no ano de 1860, quando o primeiro bairro judeu foi estabelecido fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.
O Dia da Lembrança foi instituído em 1951, pelo então primeiro ministro e ministro da Defesa David Ben-Gurion, que escolheu o 4 de Iyar no calendário judaico, um dia antes do Dia da Independência.
Artigos Relacionados
Entenda mais sobre a violência em Gaza
22 de maio de 2018
O IBI preparou algumas perguntas e respostas sobre os últimos acontecimentos em Gaza. Confira. Como começou essa última onda de violência?Desde o dia 30 de março, protestos na Faixa de Gaza, próximo à divisa com Israel, tem reunido dezenas de milhares de palestinos, no que foi chamado de “A Grande Marcha do Retorno” e que […]

“ISRAEL, SIONISMO E ORIENTE MÉDIO” – Com Celso Garbarz e Guilherme Casarões
31 de agosto de 2020
