Panelaço em Israel
25 mar 20

Panelaço em Israel

A onda de panelaços parece ter chegado a Israel! E o tema dos protestos não é tão diferente daqueles que acontecem no Brasil. Hoje, às 17h00, pessoas estão combinando de sair às janelas e às varandas com panelas e faixas em defesa da democracia e do Supremo Tribunal de Israel.

O motivo?

A nova maioria do parlamento pretende substituir o atual presidente da Knesset (o parlamento israelense) visando aprovar leis sobre combate à corrupção e em defesa da democracia no país. Porém, o atual presidente do parlamento, o deputado Yuli Edelstein (Likud), se opôs à sua própria substituição. Por isso, deputados da nova maioria apelaram ao supremo, que decidiu que a eleição para a presidência da Knesset deveria ser marcada até quarta-feira.

Ministros e outros membros do Likud, partido de Benjamin Netanyahu, peitaram a decisão do Supremo convocando Yuli Edelstein a não aceitar a deliberação da maior corte de justiça de Israel. Para os manifestantes de hoje, isso constitui uma ameaça às instituições e à democracia, e por isso farão vibrar o som de suas panelas.

Artigos Relacionados


Entrevista com professor James Green sobre antissemitismo

Calendar icon 15 de dezembro de 2017

Arrow right icon Leia mais

Ventos novos nas relações entre palestinos e israelenses

Calendar icon 14 de setembro de 2021

Ventos novos nas relações entre palestinos e israelenses. Ventos novos e, por vezes, contraditórios. Nessas duas últimas semanas algumas placas se moveram. Depois de anos de afastamento, a Autoridade Palestina volta a ser lembrada como parceira viável. Na semana passada, o ministro da defesa israelense se encontrou com lideranças palestinas para tratar de temas importantes […]

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #64: Oy Vey – o Iídiche está vivo?

Calendar icon 7 de junho de 2020

Arrow right icon Leia mais