Eixo da resistência?
Alguns analistas têm adotado a expressão “eixo da resistência” para se referir ao Irã e seus aliados no Oriente Médio.
É preciso ter cuidado. “Resistência”, palavra de caráter supostamente neutro, que sugere a simples recusa àquilo a que se resiste, costuma encobrir projetos políticos por trás da ação dos grupos que dela se valem.
No Oriente Médio, é bastante comum. Exemplo disso é o Hamas, acrônimo de “Movimento de Resistência Islâmica”, que traz a palavra já no nome. Quando o Hamas comete um ataque terrorista contra a população civil israelense, não está “resistindo” e, sim, tentando implementar uma teocracia islâmica no lugar de Israel.
Da mesma forma, o Irã e seus aliados. Ao ouvir falar em “resistência”, vale se perguntar qual projeto político está por trás e por que, em geral, prefere-se não falar dele, empurrando-o para debaixo do tapete.
Artigos Relacionados
Conselheiro do IBI será o primeiro comissário da OEA para monitoramento e combate ao antissemitismo
6 de outubro de 2021
Parabéns ao Fernando Lottenberg, conselheiro consultivo do IBI! Fernando será o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo. “O principal desafio é conscientizar os países de que o antissemitismo não é um problema apenas das comunidades judaicas, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão […]

O legado de Henry Sobel é o tema da semana do podcast do IBI
18 de dezembro de 2019
Henry Sobel foi um dos rabinos mais conhecidos na comunidade judaica brasileira. Difícil achar um judeu que nunca tenha cruzado o caminho de Sobel e ouvido seu tão conhecido sotaque. Conversamos com o rabino Michel Schlesinger, a quem Sobel chamava de sucessor. Falamos sobre seu legado, a atuação no assassinato de Vladimir Herzog, o episódio […]

O que está acontecendo entre Israel e Palestina?
12 de maio de 2021
Ana Clara Buchmann e Anita Efraim conversam com Michel Gherman, Diretor Acadêmico do IBI
