Eixo da resistência?

Alguns analistas têm adotado a expressão “eixo da resistência” para se referir ao Irã e seus aliados no Oriente Médio.
É preciso ter cuidado. “Resistência”, palavra de caráter supostamente neutro, que sugere a simples recusa àquilo a que se resiste, costuma encobrir projetos políticos por trás da ação dos grupos que dela se valem.
No Oriente Médio, é bastante comum. Exemplo disso é o Hamas, acrônimo de “Movimento de Resistência Islâmica”, que traz a palavra já no nome. Quando o Hamas comete um ataque terrorista contra a população civil israelense, não está “resistindo” e, sim, tentando implementar uma teocracia islâmica no lugar de Israel.
Da mesma forma, o Irã e seus aliados. Ao ouvir falar em “resistência”, vale se perguntar qual projeto político está por trás e por que, em geral, prefere-se não falar dele, empurrando-o para debaixo do tapete.
Artigos Relacionados
Israel retoma as negociações para libertação dos reféns | Expresso Israel 123 com Daniela Kresch
15 de maio de 2024
No Expresso Israel desta semana, a jornalista Daniela Kresch, correspondente do IBI em Israel, falou sobre a chegada de uma delegação egípcia hoje a Israel para reiniciar as negociações para libertação dos 133 reféns israelenses que estão no cativeiro do Hamas há seis meses e meio. Parece que Israel pode aceitar a devolução de apenas […]

E eu com isso? #137 Chabad: o que é o movimento ortodoxo que está em todo canto do mundo
14 de outubro de 2021

Colaborador do IBI dá entrevista ao jornal The Algemeiner
17 de outubro de 2018
Guilherme Casarões analisou posicionamento de Jair Bolsonaro em relação a Israel
