IBI condena ataque à sede do Porta dos Fundos
IBINa madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de natal, a sede da produtora Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi atacada com coquetéis molotov, provocando focos de incêndio.
Ainda não se sabe a origem do ataque. Vídeos das câmeras de segurança entregues à polícia mostram que três homens participaram da ação, realizada três semanas depois da divulgação, pela Netflix, do especial “A Primeira Tentação de Cristo”.
Para nós, do IBI, o episódio é particularmente doloroso. Em janeiro de 2017, o humorista Gregorio Duvivier esteve em Israel para participar do seminário “Brasil, Israel e Palestina- política, religião e a busca pela paz”, na Universidade Hebraica de Jerusalém. Ali entrou em contato com pessoas e organizações da sociedade civil, aproximando-se da complexidade dos temas do país. E, com ele, aprendemos muito sobre o humor.
Já na última quinta-feira, lembramos que o humor elaborado a partir de narrativas bíblicas é comum em Israel e auxilia na construção de um futuro mais igualitário.
O ataque contra o Porta dos Fundos é mais um entre tantos que temos presenciado nos últimos tempos. Nos quatro cantos do mundo, humoristas tem sido alvo preferencial do fanatismo religioso, que não é particularidade de nenhuma religião. Por isso, insistimos: no Brasil, na França ou no Oriente Médio, tais ataques são inaceitáveis, vindos de onde quer que seja.
Artigos Relacionados
Michel Gherman, Diretor Acadêmico do IBI, em entrevista ao canal TV Democracia
18 de maio de 2021
