“Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares” é tema da terceira aula do curso do IBI na Unibes
31 out 19

“Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares” é tema da terceira aula do curso do IBI na Unibes

No dia 24/10, a Profa. Marta Topel, diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP, ministrou a aula “Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares” no curso do IBI em parceria com a Unibes Cultural. 

Topel chamou atenção para a disputas envolvendo judeus seculares e ortodoxos em Israel, fundamentais para entender a complexidade da sociedade israelense, mas muitas vezes ofuscadas pela divisão étnico-religiosa entre árabes e judeus ou pelo conflito nacional entre israelenses e palestinos.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 14.0px Times}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 14.0px Times; min-height: 18.0px}

Para se ter ideia do peso dessas disputas em Israel, recentemente, a diferença entre judeus ortodoxos e seculares foi motivo de dissolução do governo do primeiro ministro Benjamin Netanyahu. O partido secular Yisrael Beitenu, do ex-ministro da Defesa Avigdor Lieberman, tentou aprovar uma lei obrigando jovens judeus ortodoxos a participarem do serviço militar obrigatório. A proposta incomodou os integrantes ortodoxos do governo e não foi aprovada. Assim, Liberman e outros membros do partido deixaram a coalização e o parlamento foi dissolvido. 

As disputas entre ortodoxos e seculares permeiam diversas esferas da sociedade israelense, e explicam parte significativa das tensões políticas, territoriais e religiosas em Israel. 


Artigos Relacionados


Playlist da semana: Pop Mizrahi

Calendar icon 25 de abril de 2019

Curadoria de Caroline Beraja

Arrow right icon Leia mais

Uma aposta insana

Calendar icon 24 de junho de 2020

por Ari Shavit

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #96: Como o judaísmo vê a morte

Calendar icon 29 de dezembro de 2020

Arrow right icon Leia mais