Playlist da semana: Hip Hop Israelense II
Em 1986 foi lançado o primeiro álbum de Hip hop israelense, Haashem Tamid (Deus sempre), do jovem nascido em Beer Sheva, Yair Nitzani.
Na década de 1990 o estilo começou a crescer com o surgimento das bandas Shabak Samech e Hadag Nachash dando luz à diversas críticas sociais.
Estes pioneiros abriram espaço para a explosão do Hip Hop, nos anos 2000, em Israel, com grandes nomes como Subliminal Vehatzel e Fishi Hagadol além do começo da carreira solo do cantor Muki, até então vocalista do Shabak Samech.
Além das críticas sociais o estilo também é conhecido por discutir o conflito com o povo palestino tendo um dos ápices a crítica de Subliminal à Hadag Nachash, dizendo que eles não são sionistas, dando origem à música Gabi Vedebi como resposta, na qual a banda discute o que seria o Hip Hop sionista em um tom bastante irônico.
Clique aqui para ouvir.
Artigos Relacionados

E eu com isso? #263 Viagem de Tarcísio e Caiado a Israel
28 de março de 2024
Em meio à crise diplomática entre o governo brasileiro e o governo israelense desde a fatídica declaração do presidente Lula comparando as ações militares do exército de Israel em Gaza com o Holocausto, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiram fazer uma visita […]

Língua iídiche é o tema do podcast da semana
7 de maio de 2020
O iídiche era a língua oficial dos judeus na Europa até a metade do século 20. O idioma, uma mistura de hebraico com alemão, define muito da identidade judaica vivida pela comunidade naquela época. Eram filmes, livros e ecossistemas inteiros dedicados ao iídiche. Após a fundação do Estado de Israel, o iídiche foi aos poucos […]

Praticantes de yoga deixam Tel Aviv colorida e zen
22 de junho de 2017
Entusiastas comemoraram o dia internacional da tradicional prática oriental na Praça Rabin
