Os grupos étnicos que compõem a sociedade israelense é tema da segunda aula do curso do IBI na Unibes
No dia 17/10, Michel Gherman ministrou a terceira aula do curso do IBI em parceria com a Unibes Cultural. Intitulada “A sociedade Israelense: os grupos étnicos que a compõem”, a discussão trouxe à tona a multiplicidade de grupos que formam o mosaico étnico israelense.
Um dos pontos de destaque da aula foi a diversidade que existe entre os judeus israelenses. Gherman chamou atenção para a história da imigração dos judeus sefaradim e mizrahim, oriundos do norte da África e de países do Oriente Médio, que não correspondiam ao ideal dos judeus oriundos da Europa central e oriental (ashkenazim), os WASPs de Israel, hegemônicos nas primeiras décadas do Estado.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Arial}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Arial; min-height: 14.0px}
O professor de história da UFRJ evidenciou que, diferente do que pensa o senso comum, além dos palestinos, grupos judaicos minoritários também reivindicaram seus direitos durante a história de Israel. Michel destacou o movimento dos Panteras Negras israelenses e o movimento dos judeus negros etíopes, que fizeram manifestações por todo o país recentemente, ecoando o movimento norte-americano Black Lives Matter.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px ‘PT Sans’}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px ‘PT Sans’; min-height: 19.0px}
p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Arial}
span.s1 {font: 15.0px ‘PT Sans’}
span.s2 {font: 12.0px Arial}
Artigos Relacionados
“Sim à normalização”: uma voz palestina em prol do acordo de paz Israel-EAU
18 de agosto de 2020
TEL AVIV – O acordo de paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, anunciado na quinta-feira, 13 de agosto, pegou quase todo mundo de surpresa, incluindo os palestinos. Não demorou muito para que a Autoridade Palestina (PA) anunciasse sua esperada rejeição. Se o presidente Mahmoud Abbas reagisse bem a alguma decisão israelense seria algo […]

Novo episódio do podcast trata da posse de armas em Israel
25 de abril de 2019
No dia 16 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto flexibilizando a posse de armas no Brasil. Este era um dos temas recorrentes durante a campanha. Em seu plano de governo, o candidato fazia menção a Israel para defender a ideia. E você deve estar se perguntando: e eu com isso? Esse é […]

Diante da mortandade, não nos calaremos!
13 de abril de 2021
Live de lançamento do manifesto
