O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
07 out 19

O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.

Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP.  Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel.

Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de promover conversas e debates sobre o tema com jovens dos movimentos juvenis. 

Entre as conclusões mais forte, apareceu a compreensão de que modelos de hasbará clássicos já estão ultrapassados. Para se falar de sionismo é preciso conhecer as contradições de uma sociedade complexa e diversificada.

Antes das guerras, dos heróis e dos inimigos, jovens judeus sionistas querem escutar de poetas e autores de Israel. Além disso, querem discordar se seus governos sem precisar se justificar internamente, querem amar Israel, ao mesmo tempo que têm questões sobre o estado.

Os jovens querem ser sionistas e querem ter o direito de ser críticos. 

Artigos Relacionados


Conselheiro do IBI será o primeiro comissário da OEA para monitoramento e combate ao antissemitismo

Calendar icon 6 de outubro de 2021

Parabéns ao Fernando Lottenberg, conselheiro consultivo do IBI! Fernando será o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo. “O principal desafio é conscientizar os países de que o antissemitismo não é um problema apenas das comunidades judaicas, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão […]

Arrow right icon Leia mais

“O que os palestinos querem?” por Sayed Kashua

Calendar icon 8 de outubro de 2020

Arrow right icon Leia mais

“Não se deve romantizar os terroristas”

Calendar icon 19 de abril de 2018

Rabino Raphael Schammah, sobrevivente de Entebbe, fala sobre sequestro de avião ocorrido em 1976

Arrow right icon Leia mais