O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP. Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel.
Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de promover conversas e debates sobre o tema com jovens dos movimentos juvenis.
Entre as conclusões mais forte, apareceu a compreensão de que modelos de hasbará clássicos já estão ultrapassados. Para se falar de sionismo é preciso conhecer as contradições de uma sociedade complexa e diversificada.
Antes das guerras, dos heróis e dos inimigos, jovens judeus sionistas querem escutar de poetas e autores de Israel. Além disso, querem discordar se seus governos sem precisar se justificar internamente, querem amar Israel, ao mesmo tempo que têm questões sobre o estado.
Os jovens querem ser sionistas e querem ter o direito de ser críticos.
Artigos Relacionados
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah representaram o IBI na Maratona Piauí CBN de Podcas
23 de agosto de 2019
No último dia 17 aconteceu em São Paulo a segunda edição da Maratona Piauí CBN de Podcast. E como todos sabem – ou deveriam – o IBI tem o podcast ‘E eu com isso?’, então, não poderíamos ficar de fora. Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, que apresentam o podcast participaram e ficaram cheias de ideias! […]

Lançamento virtual do livro – A História do Judaísmo – de Martin Goodman
20 de novembro de 2020

O novo balanço político no Oriente Médio e as relações israelo-palestinas por Gershon Baskin
11 de março de 2021
