Os judeus mizrahim nas eleições de Israel
05 ago 19

Os judeus mizrahim nas eleições de Israel

IBI

Benjamin Netanyahu, do partido Likud, venceu as eleições gerais de 09 de abril de 2019. Porém, o atual primeiro ministro não conseguiu formar coalização e novas eleições foram convocadas para o dia 17 de setembro. 

Pode ser que pouca gente perceba, mas a edição de setembro tem uma novidade que as outras não tiveram. Entre esquerda e direita, seculares e religiosos, críticos e apoiadores de Bibi Netanyahu, a questão étnica surge com força. Não se trata da conhecida divisão entre árabes e judeus, nem mesmo da divisão gerada pelo conflito entre israelenses e palestinos. Trata-se de uma questão que envolve os judeus mizrahim, originários de países do Oriente Médio. 

O Partido Trabalhista, ao se juntar com o partido Gesher, produziu uma união inédita: Amir Peretz, um líder sindical de esquerda e Orly Levy-Abekasis, feminista tradicionalista e membro de uma família do Likud, se uniram para desafiar as lógicas binárias da política israelense.

Mas não é só isso. O número 10 da lista dessa nova coalização chama-se Carmen Elmakiyes, fundadora no movimento “Não Somos Fofas” (lo nechmadot). Carmen, uma judia mizrahi, é da segunda geração dos Panteras Negras Israelenses – grupo que surgiu na década de 70 para reivindicar os direitos dos judeus sefaradim e mizrahim, oriundos de países do norte da África e do Oriente Médio –, e reivindica, explicitamente, sua herança política. 

Entre Netanyahu e Benny Gantz, Carmen aparece para fortalecer o meio campo. Pode ser que não consiga, mas não podemos ignorar que há potencial para isso. Há potencial para que estejamos diante de uma tendência que fuja dos binarismos que têm dominado a política israelense. 

De qualquer forma, não há duvidas: os Panteras Negras Israelenses voltaram.

Artigos Relacionados


Perguntas que não fazemos: a temática LGBTQ nas Tnuot e Pride Havdalá

Calendar icon 9 de julho de 2020

No nosso quarto encontro da série de webinars GA’AVAH, junto a uma celebração musicada e reflexiva de havdalá (cerimônia judaica que marca o final do Shabat, iniciando uma nova semana) representantes de seis movimentos juvenis judaicos sionistas progressistas no Brasil, abordarão suas vivências como LGBTQs dentro destes movimentos, além de discutir questões como educação, relevância […]

Arrow right icon Leia mais
Governo Bennett-Lapid se fortalece com aprovação do orçamento de 2022
Governo Bennett-Lapid se fortalece com aprovação do orçamento de 2022

Calendar icon 5 de novembro de 2021

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais

Pelas mãos de ministra de origem etíope, etíopes de origem judaica chegam a Israel como cidadãos

Calendar icon 4 de dezembro de 2020

Centenas de imigrantes etíopes chegaram ontem no aeroporto internacional de Israel, com uma ação do governo para cumprir sua promessa de reunir de famílias divididas entre os dois países. A ocasião foi uma cerimônia festiva e emocionante. Uma grande delegação de oficiais israelenses deu as boas-vindas ao grupo, e Pnina Tamano-Shata, a primeira ministra do […]

Arrow right icon Leia mais