12 jul 19
Lideranças políticas têm afastado cada vez mais palestinos e israelenses de uma solução, afirma Márcio Scarlécio
Dando continuidade ao curso de formação do IBI “Israel e Palestina: Entre conflitos e narrativas”, realizado no Rio de Janeiro, o professor Márcio Scarlécio, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, ministrou a aula do dia 03 de julho. Especialista em conflitos armados, o Scarlécio falou a respeito dos acordos de paz, de geopolítica e segurança da região.
O docente traçou um amplo panorama da geopolítica do Oriente Médio e do surgimento de diversos países na região, como a Arábia Saudita, a Síria e a Jordânia. Em seguida, por meio de um sistema de perguntas e respostas feito com os alunos, ele falou também sobre o surgimento de Israel em meio aos árabes e os principais obstáculos para a paz.
Por fim, Scarlécio falou sobre a tática adotada para as negociações de paz dos Acordos de Oslo, em uma lógica definida por ele como “comendo pelas beiradas”, ou seja, em que foram definidos temas mais fáceis e secundários antes de entrar em questões mais centrais.
Para ele, os acordos de Oslo fracassaram por questões políticas que vieram após a assinatura do mesmo.”As lideranças políticas de palestinos e israelenses durante todo o século XXI têm afastado cada vez mais os lados do conflito de uma solução”.
Artigos Relacionados
O que tem de verdade em “Minha Vida Nada Ortodoxa”?
28 de julho de 2021
Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com Marcela Zanetti e Camila Assayag

Karina Iguelka, coordenadora da Marcha da Vida, reflete sobre a memória do Holocausto no Brasil
13 de fevereiro de 2020

Imagem de policial chileno retratado como ‘sionista israelense’ viraliza na web
13 de dezembro de 2017
Caso aconteceu no final de 2016, na cidade de Valparaiso, e foi registrado em vídeo
