Diversidade na música judaica é tema do novo episódio do podcast do IBI
Assim como em outras culturas, a música é um aspecto muito importante na cultura judaica, um elemento essencial para a compreensão das tradições seculares e sagradas da Europa e do Oriente Médio, e da própria História do povo judeu. Muito da música judaica tem origem nos antigos cantos litúrgicos, que sofreram adaptações no decorrer dos anos e floresceram nos mais diversos ambientes étnicos, sociais, culturais e religiosos, mas sem perder a sua identidade.
Toda essa diversidade deu origem a um incrível número de vertentes musicais: tem música ashkenazi em ídiche, música sefaradi em ladino, música mizrahi e israeli em hebraico, religiosa, popular, erudita e por aí vai…
É disso trata o novo episódio do podcast do IBI.
Apresentação: Amanda Hatzyrah e Daniel Douek. O episódio conta com a participação da cantora Fortuna, que tem um projeto de resgate do cancioneiro ladino, o dialeto judeu-hispânico.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Pelas mãos de ministra de origem etíope, etíopes de origem judaica chegam a Israel como cidadãos
4 de dezembro de 2020
Centenas de imigrantes etíopes chegaram ontem no aeroporto internacional de Israel, com uma ação do governo para cumprir sua promessa de reunir de famílias divididas entre os dois países. A ocasião foi uma cerimônia festiva e emocionante. Uma grande delegação de oficiais israelenses deu as boas-vindas ao grupo, e Pnina Tamano-Shata, a primeira ministra do […]

Os primeiros judeus do Brasil
4 de março de 2021
Ana Clara Buchmann e Anita Efraim conversaram com o historiador Lira Neto

IBI em casa: bate-papo com o cineasta israelense Amos Gitai
28 de outubro de 2019
O Instituto Brasil-Israel recebeu o cineasta Amos Gitai, para um bate-papo, com convidados. O israelense está no Brasil a convite da Mostra Internacional de Cinema de SP e lançou o livro “Em Tempos Como Estes”, com cartas escritas por sua mãe, Efratia. Durante a conversa, Amos contou como foi sua passagem pelo serviço militar (onde […]
