Diversidade na música judaica é tema do novo episódio do podcast do IBI
Assim como em outras culturas, a música é um aspecto muito importante na cultura judaica, um elemento essencial para a compreensão das tradições seculares e sagradas da Europa e do Oriente Médio, e da própria História do povo judeu. Muito da música judaica tem origem nos antigos cantos litúrgicos, que sofreram adaptações no decorrer dos anos e floresceram nos mais diversos ambientes étnicos, sociais, culturais e religiosos, mas sem perder a sua identidade.
Toda essa diversidade deu origem a um incrível número de vertentes musicais: tem música ashkenazi em ídiche, música sefaradi em ladino, música mizrahi e israeli em hebraico, religiosa, popular, erudita e por aí vai…
É disso trata o novo episódio do podcast do IBI.
Apresentação: Amanda Hatzyrah e Daniel Douek. O episódio conta com a participação da cantora Fortuna, que tem um projeto de resgate do cancioneiro ladino, o dialeto judeu-hispânico.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Webinar | Linguagem e política no Brasil contemporâneo: Uma reflexão a partir de Victor Klemperer
7 de junho de 2020

Partidos Nanicos – recorde nas eleições deste ano
22 de fevereiro de 2019
Nada menos do que 47 partidos se inscreveram para o pleito. Só um terço está realmente no páreo. Quem são os partidos dos quais nunca ouvimos falar?

Panelaço em Israel
25 de março de 2020
A onda de panelaços parece ter chegado a Israel! E o tema dos protestos não é tão diferente daqueles que acontecem no Brasil. Hoje, às 17h00, pessoas estão combinando de sair às janelas e às varandas com panelas e faixas em defesa da democracia e do Supremo Tribunal de Israel. O motivo? A nova maioria […]
