IBI participa de debate sobre documentário israelense, na UMES
A sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), promoveu, no último sábado (29), mais uma exibição da mostra “Cinema com Partido”.
Desta vez, o filme exibido foi o documentário “Posto de Controle”, do diretor israelense Yoav Shamir. Lançado em 2003, o filme retrata um ambiente opressor e de tensão, expresso pelo cotidiano de diversos soldados israelense que tomam conta dos postos de controle (os checkpoints), em Belém, Hebron, Faixa de Gaza, Nablus e Jenin, por onde pedem passagem grupos de palestinos .
A obra foi reconhecida com o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam.
A programação encerrou com um debate com a presença do historiador Michel Gherman, colaborador do IBI e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes do Núcleo de Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Artigos Relacionados
O Drama de Beirute
10 de agosto de 2020
Debate sobre o Líbano conta com o jornalista Guga Chacra e o internacionalista Tanguy Baghdadi

Playlist da semana: Músicas judaicas sobre árvores
25 de setembro de 2020
Curadoria de Caroline Beraja

O Massacre de Tarpat
25 de agosto de 2020
Alguns massacres servem de elemento de formação nacional e politica. Na historia do sionismo, poucos foram mais importantes do que o chamado “Massacre de Tarpat”, ocorrido, principalmente, na cidade de Hebron no ano de 1929. Depois de ser escolhido o Grão Mufti de Jerusalém, o xeique Amin al Hussein se transfomou na grande liderança árabe […]
