Evento em parceria com Hashomer Hatzair homenageou Ana Rosa Kucinski
No último sábado, dia 15/06/2019, ocorreu no Ken Amoz Oz do Movimento Juvenil Hashomer Hatzair uma roda de conversa com os convidados Bernardo Kucinski e Ana Caroline Castro. O evento, que foi uma parceria do Instituto Brasil Israel com o Hashomer Hatzair São Paulo, a Associação Cultural Mordechai Anilevitch São Paulo e a Congregação Beth-El São Paulo, abordou a história de Ana Rosa Kucinski, uma das 210 pessoas que ainda estão desaparecidas, desde a época da Ditadura Militar.
A conversa teve início a partir de dois livros: “Kaddish – Prece para uma desaparecida”, lançado recentemente e escrito por Ana Castro, e “K.”, escrito por Bernardo Kucinski, irmão de Ana Rosa. O primeiro é a biografia de Ana Rosa Kucinski e o segundo é a história de sua família após seu desaparecimento. “Meu livro acaba onde o livro do Bernardo começa”, conta Ana Castro.
Durante a roda de conversa, foram abordados temas como a importância da comunidade judaica e do movimento juvenil Dror na vida de Ana Rosa, a rigidez da ditadura militar no Brasil e como uma história pode ser contada a partir de diferentes pontos de vista. “No Brasil, a história é contada pelo opressor e, com isso, algumas histórias tão especiais quanto a de Ana Rosa são ofuscadas”, disse Bernardo.
O evento terminou de forma descontraída, com perguntas, compartilhamento de histórias pessoais e a venda do livro de Ana Castro.
Artigos Relacionados
Podcast do IBI aborda as correntes não denominativas do judaísmo
9 de dezembro de 2021
Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com os rabinos Natan Freller e Rogério Cukierman


E eu com isso? #231 Comida e identidade
9 de agosto de 2023
Dentre os diversos elementos do judaísmo, há um que está intimamente ligado à identidade judaica: a culinária. Mesmo judeus e judias não religiosos, daqueles que só participam das festividades, têm alguma memória afetiva com a comida. Convidamos o Chef Felipe Kaizer para falar sobre culinária judaica e sua importância na constituição da identidade judaica.

Reflexões em tempos de Corona
7 de maio de 2020
Um prisma pessoal de orientação ideológica definida de fatos e tendências que a crise do Corona torna mais agudos e cruciais
