Iom Hazicaron 2019
07 maio 19

Iom Hazicaron 2019

Hoje é celebrado o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Às 20h, horário de Israel, sirenes soarão para um minuto de silêncio.

Em 2019, o número de vítimas chegou a 23.741 soldados, com a inclusão, no último ano, de  96 pessoas, sendo 40 veteranos que morreram devido aos seus ferimentos; e 3.146 civis, com o acréscimo de 9 pessoas, mortos em ataques terroristas.

O número total de soldados mortos inclui não apenas integrantes das Forças de Defesa de Israel, mas também policiais, guardas do serviço prisional, do serviço de segurança do Shin Bet e agentes do Mossad. Além disso, considera membros das milícias pré-estado e da Brigada Judaica que serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Os registros começam a ser contados no ano de 1860, quando o primeiro bairro judeu foi estabelecido fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.

O Dia da Lembrança foi instituído em 1951, pelo então primeiro ministro e ministro da Defesa David Ben-Gurion, que escolheu o 4 de Iyar no calendário judaico, um dia antes do Dia da Independência.

Artigos Relacionados


Guilherme Cohen, do Judeus Pela Democracia, é o entrevistado do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 13 de fevereiro de 2020

Enquanto o então candidato Jair Bolsonaro falava no auditório da Hebraica do Rio de Janeiro, um grupo de judeus protestava na frente do local. E foi assim que surgiu o coletivo Judeus pela Democracia, que hoje atua fortemente no Rio de Janeiro. A ideia do grupo é unir judeus que apoiam os direitos humanos. Nossa […]

Arrow right icon Leia mais

Os Truques jurídicos de Netanyahu

Calendar icon 17 de maio de 2019

Primeiro-ministro tenta evitar provável indiciamento através de subterfúgios como adiamento de audiência e obtenção de imunidade política

Arrow right icon Leia mais

Nem Todo Muro É De Concreto

Calendar icon 17 de dezembro de 2018

Arrow right icon Leia mais