Michel Gherman participa da conferência “Judeus e as Américas”, realizada nos EUA
07 mar 19

Michel Gherman participa da conferência “Judeus e as Américas”, realizada nos EUA

Apresentação de Michel Gherman durante a conferência

A conferencia “Jews and the Americas” (Judeus e as Américas), reuniu, pela primeira vez, dezenas de pesquisadores do tema de várias partes do mundo, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, na Universidade da Flórida. O colaborador do IBI, Michel Gherman, participou apresentando, em conjunto com Misha Klein, da Universidade de Oklahoma, sua pesquisa sobre o papel do Israel e do Judaísmo Imaginário nas manifestações da Extrema Direita e da Extrema Esquerda no Brasil. Entre os temas discutidos, a divisão política histórica da comunidade judaica brasileira em torno do apoio ao presidente Jair Bolsonaro, a apropriação de elementos do judaísmo pelas igrejas neopentecostais e a consequente mistura entre identidade judaica, judaísmo e sionismo. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida.

“Foi uma conferência muito importante pois foram discutidas questões relevantes para os estudos contemporâneos dos judeus das Américas: antissemitismo, holocausto, Israel e sionismo.”, afirmou Michel Gherman.

Artigos Relacionados


Tensão em Jerusalém e Faixa de Gaza

Calendar icon 25 de abril de 2021

Arrow right icon Leia mais
E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo
E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo

Calendar icon 31 de janeiro de 2024

Na tradição judaica, o tempo é muitas vezes referido como espaço sagrado, assim como o livro seria o verdadeiro templo do povo judeu. Para Spinoza, o tempo é meramente um acidente do movimento, um modo de pensar. Já Heschel considerava o tempo o coração da existência. Para Freud, o inconsciente humano é alheio à cronologia, […]

Arrow right icon Leia mais

Diversidade na música judaica é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 11 de julho de 2019

Com Amanda Hatzyrah, Daniel Douek e Fortuna

Arrow right icon Leia mais