Michel Gherman participa de ciclo de capacitação dos madrichim da CIP

O Manhigut é o curso de formação dos madrichim (tutores) da CIP (Congregação Israelita Paulista) – uma das maiores comunidades judaicas de SP. Neste começo de ano de 2019, o Manhigut se propôs a se renovar e vem fazendo inúmeras capacitações buscando novos conteúdos para fortalecer a formação de seus jovens. Nesse sentido, na última quarta-feira (13/2) ocorreu uma capacitação sobre Israel com Michel Gherman, historiador da UFRJ e colaborador do IBI.
Neste primeiro encontro, Michel conseguiu começar a provocar os educadores para o desafio que se tem ao falar sobre Israel. No atual momento social e político, fica evidente que transmitir Israel é complexo por si só; quando falamos de jovens adolescentes este processo se torna ainda mais delicado devido à polarização, em especial, da comunidade judaica.
Michel falou sobre o sionismo cristão, a influência dos valores cristãos na comunidade judaica, e como figuras como Edir Macedo (líder evangélico) vem se apropriando de símbolos judaicos e criando uma conexão no senso comum entre judeus e evangélicos. Além disso, Michel conduziu o encontro no sentido de sensibilizar os participantes para o contexto atual no qual a bandeira de Israel constantemente é associada a uma direita brasileira, ao mesmo tempo em ela é vista sendo queimada por aquilo que aparece na mídia como a esquerda. Onde estaria o lugar de Israel real?
Diante de tudo isso, provocou os madrichim no sentido de qual seria o verdadeiro desafio deles como educadores, como construir uma comunidade plural, democrática, críticas e sionista? “Michel provocou nossos educadores no mesmo sentido em que precisamos provocar nossos educandos, nos inspirou a pensar de forma mais profunda sobre Israel e nos mostrou como a conexão com Israel não está tão longe assim – falar sobre Israel é falar sobre a sociedade brasileira e seus paralelos”, contou Naomi Prata Feldman, uma das participantes.
Artigos Relacionados
Entenda o polêmico caso de Ahed Tamimi
10 de janeiro de 2018
Jovem palestina foi detida por autoridades israelenses após agredir com socos um soldado na Cisjordânia

Entrevista com Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro
15 de dezembro de 2017


E eu com isso? #194 A primeira Copa no Oriente Médio
23 de novembro de 2022
E lá se foi mais um dia de Copa! A edição de 2022 é a primeira no Oriente Médio. Quais as particularidades do Catar enquanto sede do maior torneiro de seleções do mundo? E por que as discussões sobre direitos humanos estão surgindo justo agora?E a gente também não podia deixar de falar de Israel, […]
