Autor israelense Motti Lerner tem encontro com alunos do Célia Helena
06 fev 19

Autor israelense Motti Lerner tem encontro com alunos do Célia Helena

IBI

O Célia Helena recebeu, nesta quarta-feira, o dramaturgo e roteirista israelense Motti Lerner para um encontro com os alunos. Promovido pelo IBI e com apoio institucional do Consulado de Israel e da Federação Israelita de São Paulo, o bate-papo contou com a participação do ator Michel Joelsas, aluno do centro de artes e educação e da atriz Viviane Pasmanter em cartaz em São Paulo com a peça “Amor Profano”, escrita por Lerner. A atividade, que reuniu cerca de 100 pessoas, marcou o início do semestre na escola.

Depois das boas vindas da diretora-geral, Lígia Cortez, Michel Joelsas traçou um breve panorama da carreira de Motti Lerner e também apresentou o IBI aos alunos. Em seguida, Viviane falou sobre o espetáculo Amor Profano, comentando quão surpreendentes têm se mostrado as reações da plateia. A peça, que é classificada como drama, tem arrancado muitos risos da plateia. Se passa em Jerusalém e Tel Aviv e trata de um inusitado triângulo amoroso cujo terceiro elemento é Deus.

Motti Lerner dividiu sua fala em duas etapas. Na primeira, ressaltou a importância do ator no processo de construção do personagem. Contou que, assim como foi feito durante a montagem de Amor Profano, depois de receber comentários dos atores, ele reescreveu trechos da peça.

Na segunda parte da conversa, o autor falou sobre o processo de criação de uma peça. Ressaltou a responsabilidade de se olhar para a realidade em que se vive e, com sua sensibilidade, ser um agente de transformação na sociedade.

Depois de duas horas de encontro, Motti Lerner respondeu perguntas do público.

“Motti Lerner é um homem de teatro no sentido humano mais profundo, e que acredita na arte, na responsabilidade da criação para melhorar o homem e a sociedade. Ele tem um enorme amor e compaixão pela humanidade”, comentou Lígia Cortez. “Motti fez uma fala essencial para os alunos, a maioria do primeiro ano, sobre a questão do lugar artista e suas motivações”, completou Michel Joelsas.

Artigos Relacionados


Debate para a eleição para o Congresso Sionista Mundial, organizado pelo Instituto Brasil-Israel, mostrou a pluralidade do sionismo

Calendar icon 27 de julho de 2020

Evento contou com seis chapas que estão na corrida para representar os brasileiros no Congresso Sionista Mundial

Arrow right icon Leia mais

Rússia no Oriente Médio: como Israel deve se posicionar

Calendar icon 27 de outubro de 2017

Leia artigo de Heni Ozi Cukier

Arrow right icon Leia mais

Vamos falar sobre o orgulho de ser judeu

Calendar icon 15 de janeiro de 2020

por Leandro Laskowsky

Arrow right icon Leia mais