IBI indica: série Shtisel no Netflix
IBI
Acaba de chegar ao Netflix mais uma série israelense. Shtisel é uma produção sobre o cotidiano de uma família de judeus ultraortodoxos (haredi) que vive no bairro religioso Geula, em Jerusalém.
Akiva (Michael Aloni) , o protagonista, é um jovem cujo pai quer vê-lo casado logo, mas por algumas razões, não realiza o desejo do pai. A série mostra dramas, conflitos e conquistas dos familiares e é uma boa pedida para quem tem curiosidade de entender sobre os costumes dos haredim.
Shtisel é uma criação de Ori Elon e Yehonatan Indursky. Yehonatan foi ele próprio criado em uma família ultraortodoxa e estudou em uma conhecida e prestigiada yeshivá – que, posteriormente, foi tema do premiado documentário Ponevezh Time. Por essa razão, a produção é elogiada na verossimilhança dos rituais, entre outros aspectos retratados.
Leia mais sobre a série em matéria do Estadão
Artigos Relacionados
Mulheres que desafiam o status quo de poderes e gênero em Israel
1 de março de 2018
No mês da mulher, conheça seis personagens que se destacam no combate ao machismo

IBI e Comunidade Shalom promovem conversa com o Diretor do documentário King Bibi
19 de março de 2021
Anita Efraim conversa ao vivo com Dan Shadur

Entre a espiritualidade e o ativismo: rabina, lésbica e israelense
29 de junho de 2020
Seguindo nossa série de webinars GA’AVAH, sobre a questão LGBTQ+, teremos uma conversa com a Rabina Noa Sattath, diretamente de Jerusalém. Noa é a diretora do Israel Religious Action Center (IRAC), o braço de justiça social do movimento reformista em Israel. Ela é responsável por liderar a staff da organização, desenvolvendo e implementando estratégias de […]
