Relação entre Brasil e Israel foi tema da aula de Guilherme Casarões na Casa do Saber, em parceria com IBI.
Em palestra realizada na Casa do Saber no dia 03/12, o professor Guilherme Casarões apresentou um panorama histórico das relações diplomáticas entre Brasil e Israel, desde a criação do Estado Judeu, em 1947, em sessão da ONU presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha.
Casarões apresentou diversas variáveis que regem as relações entre os dois países, como a relação com os EUA, a postura equidistante histórica adotada pelo Brasil no conflito israelo-palestino, o multilateralismo do Brasil na ONU, o comércio com o mundo árabe, entre outras. Também expôs sobre como o Brasil votou na ONU as resoluções que envolveram Israel e a Palestina. Passando pelos governos brasileiros, desde os militares, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma, o professor comentou quais mudanças devem ocorrer na inclinação no futuro governo Bolsonaro.
Sobre a mudança da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, Casarões explicou algumas das motivações do novo presidente eleito, entre elas, o aceno ao eleitorado evangélico – muitos dos quais são guiados pelo conceito de dispensacionalismo e têm um interesse religioso na mudança. Também um interesse de aproximação com o governo americano de Trump. Casarões, no entanto, questionou se não seria possível fazer uma aproximação com Israel sem precisar mudar a posição histórica de equidistância do Brasil com relação ao país e à Palestina.
Artigos Relacionados
E eu com isso? #50 – Bode expiatório, humanização e o governo brasileiro
22 de março de 2020

Entre Levinas e Leibowitz: Israel, Sionismo e o Povo Judeu
20 de agosto de 2020
Levinas e Leibowitz eram pensadores de seus mundos. Vindos, respectivamente, da França e da Alemanha, ambos eram filhos do Holocausto. Muito influenciados pela cultura europeia, ambos eram profundamente e radicalmente judeus. Tanto Levinas, quanto Leibowitz, pensaram suas relações com D’us, com o povo judeu e com a humanidade e o humanismo. Em tempo de valores […]

Novo episódio do podcast fala sobre a Moishe House
1 de novembro de 2019
Quando a gente chega naquela faixa dos 20 e tantos anos, começa a pensar em morar sozinho. O problema é que, por questões financeiras, nem sempre isso é possível. Hoje, vamos falar sobre um projeto que permite que jovens judeus se juntem para morar sozinhos e, ao mesmo tempo, criem um espaço comunitário judaico. A […]
