Chanuká: a festa das luzes
01 dez 18

Chanuká: a festa das luzes

IBI

O QUE É CHANUKÁ? 

No fim da tarde de hoje começa a se comemorar a festa judaica de chanuká. 

Conhecida como a “festa das luzes”, celebra a resistência judaica contra a dominação helênica, que ocorreu 200 anos a.c. Segundo a tradição, a festa dura oito dias, pois no conflito da retomada do Templo de Jerusalém, os judeus encontraram uma quantidade de óleo para o acendimento das velas que só duraria um dia. Mas, milagrosamente, durou oito. Por isso, durante esta festa se acende uma chanukiá de 9 braços (os oito braços para as velas e mais um principal para acender as demais)  para comemorar o milagre do óleo que queimou por oito dias e a cada noite desse período se acende uma vela. 

A partir da luta cultural dos macabeus, o acendimento das velas simboliza a resistência cultural judaica ocorrida na defesa do templo de Jerusalém. 

As comidas variam de família para famílias. Mas é comum a preparação de latkes ( bolinho de batatas raladas) e em muitos locais, em Israel e na diáspora, se comemora com um doce típico: sonho, conhecido como sufganya. 

COMO O CHANUKÁ É COMEMORADO EM ISRAEL? 

As crianças estão sempre no centro das atividades de chanuká. Por isso, em muitas cidades de Israel inúmeras atividades voltadas às crianças são realizadas. Para esse ano, por exemplo, Jerusalém possui uma programação especial para o feriado. 

No Western Wall Squad Museum, um quiz para testar os conhecimentos das crianças será feito durante todos os dias de chanuká. Oficinas criativas com óleo também estão na programação. No centro de Herança Menachem Beguin também acontece um “family happening” com oficinas de teatro e de arqueologia. Também existe o “Brichnukkah”. Trata-se de uma sala de escape virtual no Davidson Center, na qual um  grupo usa headsets de realidade virtual para fazer com que experimente as histórias da Bíblia e a história de Jerusalém. 

Ainda na mesma linha um tour das luzes também é feito por lugares sagrados pela cidade, explicando, por exemplo, com a relação entre o chanuká e a igreja do Santo Sepulcro. O tour responde a essa e outras questões, passando por lugares históricos da cidade. 

Como nem só de criança vive o chanuká, o bar BeerBazzar no Machane Yehuda Market está programando uma festa de chanuká com cerveja, música ao vivo, com direito a sonhos grátis para todos os clientes.

 No Brasil é comum ver, durante Chanuká, chanukiot espalhadas por locais públicos, como praças e shoppings. 

Artigos Relacionados

E eu com isso? #232 Diamantes brutos, da Netflix
E eu com isso? #232 Diamantes brutos, da Netflix

Calendar icon 16 de agosto de 2023

Aqui no “E eu com isso?” a gente adora falar de séries que se relacionam com o judaísmo ou com Israel. Já falamos de Fauda, Nada Ortodoxa, Casamento à moda judaica e a série da vez é Diamantes Brutos. Uma série belga-israelense, dirigida po  Rotem Shamir e Yuval Yefet. A série foi lançada em 2023 […]

Arrow right icon Leia mais

Dica Cultural: Caroline Bereja indica a série “O Espião” (2019) da Netflix

Calendar icon 7 de junho de 2020

Arrow right icon Leia mais

Diretor Acadêmico do IBI participa do evento de lançamento do livro “Arrancados da Terra”

Calendar icon 1 de março de 2021

No dia 02 de março, às 18h, o Diretor Acadêmico do IBI Michel Gherman participará de uma conversa, mediada por Julio Maria, com Lira Neto, autor do livro “Arrancados da Terra“. O livro fala sobre os judeus perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, que refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fundaram Nova York. O […]

Arrow right icon Leia mais