Com apoio do IBI, USP realiza seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais” no dia 30 de novembro
23 nov 18

Com apoio do IBI, USP realiza seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais” no dia 30 de novembro

Com apoio do IBI, a USP realiza, no dia 30 de novembro, o seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais: Fronteiras e Desafios na Geopolítica do Jornalismo”, parte do VI Festival Games For Change. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento/ECA e Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo.

A conferência terá quatro mesas: Fake News, Segurança e Seguridade: esfera pública global e impressa livre na era do medo e da exclusão; Cobertura e Conflito no Oriente Médio: acesso à informação e veracidade; A notícia que virou jogo e a memória social: memes, games, séries e ícones e a disputa entre narrativas nas redes sociais; além de uma homenagem aos jornalistas Samuel Wainer, Alberto Dines e Otavio Frias Filhos.

Entre os participantes estão nomes como Jaime Spitzcovsky, Vinicius Mota, Mario Vitor Santos, Roxane Ré e Michel Gherman, este último colaborador do IBI.

O  seminário precede uma game jam de criação de jogos transformadores sobre o tema fake news, promovida pelo professor Gilson Schwartz. Essa ação integra-se à divulgação do jogo criado pela Cidade do Conhecimento e Diversitas/FFLCH para a United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) que, em parceria com a UNESCO, promove a campanha “Educação para a Justiça” (e4j) da United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC).

Toda a programação do VI Festival Games for Change pode ser conferida na página do evento no Facebook

PROGRAMA DO SEMINÁRIO
Conflitos Globais, Jornalismos Locais: Fronteiras e Desafios na Geopolítica do Jornalismo

Data: 30 de Novembro de 2018
Local: Auditório IRI USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5 – Cidade Universitária
Entrada gratuita, inscrição obrigatória (clique aqui para fazer sua inscrição)

Abertura (9 hs)
Janina Onuki (IRI-USP), Gilson Schwartz (ECA/FFLCH/Cidade do Conhecimento-USP), David Diesendruck (IBI), Guilherme Ary Plonski (IEA/FEA/POLI-USP), David de Oliveira Lemes (PUC-SP)

MESA 1 (10 hs)- Homenagem: Samuel Wainer, Alberto Dines e Otavio Frias Filho
Vinicius Mota (Folha de S.Paulo), Gilson Schwartz (ECA/FFLCH/Cidade do Conhecimento-USP), Mario Vitor Santos (Casa do Saber)

MESA 2 (11 hs)– “Fake News”, Segurança e Seguridade: esfera pública global e imprensa livre na era do medo e da exclusão

Roxane Ré (Jornal da USP/Rádio USP), Jorge Felix, Ivan Paganotti, Vinicius Rodrigues Vieira (IRI/Cidade do Conhecimento-USP)

MESA 3 (15 hs)- Cobertura e conflito no Oriente Médio: acesso à informação e veracidade
Jayme Brener (Ex-Libris), João Batista Natali (Folha de S.Paulo), Jaime Spitzkovsky (Folha de S.Paulo), Paulo Cabral (CGTN America)

MESA 4 (17 hs)– A notícia que virou jogo e a memória social: memes, games, séries e ícones e a disputa entre narrativas nas redes sociais
Ernane Guimarães Neto (REBEL, Cidade do Conhecimento-USP), Celbi Pegoraro (Cidade do Conhecimento-USP), Pá Falcão (DHO & Games), Mr. President (MPAC Solutions), Michel Gherman (UFRJ e Instituto Brasil-Israel)

Artigos Relacionados


Entendendo a Partilha da Palestina além do Voto

Calendar icon 27 de novembro de 2017

“Kaf-Tet b’November”. É assim que a data da Partilha da Palestina (Resolução 181) ficou imortalizada no hebraico e no imaginário coletivo israelense. O Kaf Tet coroou os esforços diplomáticos de meio século do movimento sionista, ao ratificar a emergência de dois Estados no território da Palestina – um árabe e um judaico. Não foi a […]

Arrow right icon Leia mais

Folha de S. Paulo publica carta do presidente do IBI

Calendar icon 6 de abril de 2018

David Diesendruck cumprimentou o jornal por texto de editorial

Arrow right icon Leia mais

Manifestações de movimento das mulheres brasileiras são destaque no jornal israelense Yediot Aharonot

Calendar icon 4 de outubro de 2018

As manifestações do último sábado, 29/09, no movimento #EleNão foram destaque no jornal israelense Yediot Aharonot, um dos mais importantes do país. Com o título de “Apenas ele não”, a nota destaca a presença maciça de mulheres e chama atenção para os cartazes que faziam alusão à figura de Hitler. Também faz referência à saída […]

Arrow right icon Leia mais