Black Panthers inspirou luta pelos direitos sociais em Israel
Inspirados no partido norte-americano Panteras Negras, o grupo israelense foi fundado para garantir direitos de imigrantes judeus oriundos da África e outros países do Oriente Médio, conhecidos como sefaradim e mizrahim.
A origem do movimento aconteceu em Jerusalém nos anos 70, contra a discriminação dos judeus mizharim. No início de abril de 1971, o grupo ameaçou fazer uma greve de fome no Muro das Lamentações se a Primeira Ministra Golda Meir e outros líderes israelenses não se encontrassem com eles.
Em 18 de maio de 1971, entre 5.000 e 7.000 manifestantes se reuniram em Jerusalém, em um protesto conhecido como “A Noite dos Panteras” contra a discriminação racial.
Artigos Relacionados
Segundo dia de Diálogos Literários Brasil-Israel na FLIP
12 de janeiro de 2021
A programação “Diálogos Literários Brasil-Israel”, nosso espaço na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, está de volta! Acompanhe as mesas da programação com convidados brasileiros e israelenses através do nosso Facebook e no canal da FLIP no YouTube, no dia 18/01, a partir das 11h. Esperamos você para mais um dia de diálogos literários entre Brasil e […]

Votando em Trump: O crescente gap entre os judeus de Israel e dos EUA
15 de outubro de 2020
TEL AVIV – Como votarão os israelenses que têm direito a votar nas eleições americanas? Será que escolherão reeleger o republicano Donald Trump ou preferirão ajudar a devolver o poder aos democratas votando no ex-vice presidente Joe Biden? Eis uma interessante questão, dado que o eleitorado americano em Israel tende a ser bem mais conservador […]
