Black Panthers inspirou luta pelos direitos sociais em Israel
Inspirados no partido norte-americano Panteras Negras, o grupo israelense foi fundado para garantir direitos de imigrantes judeus oriundos da África e outros países do Oriente Médio, conhecidos como sefaradim e mizrahim.
A origem do movimento aconteceu em Jerusalém nos anos 70, contra a discriminação dos judeus mizharim. No início de abril de 1971, o grupo ameaçou fazer uma greve de fome no Muro das Lamentações se a Primeira Ministra Golda Meir e outros líderes israelenses não se encontrassem com eles.
Em 18 de maio de 1971, entre 5.000 e 7.000 manifestantes se reuniram em Jerusalém, em um protesto conhecido como “A Noite dos Panteras” contra a discriminação racial.
Artigos Relacionados
Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel
24 de junho de 2020
Desde o assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, o mundo tem conhecido uma série de manifestações antirracistas. Com o tempo, os protestos alcançaram também o campo da memória pública. Além do racismo policial, monumentos e estátuas passaram a ser alvo das reivindicações. Alguns foram até mesmo derrubados por manifestantes. Os […]

O plano de paz de Donald Trump para Israel e Palestina é tema do novo episódio do podcast do IBI
6 de fevereiro de 2020
O presidente dos Estados Unidos apresentou um suposto plano de paz para tentar resolver a disputa territorial entre Israel e Palestina. Ele chamou a tentativa de “acordo do século”. O ainda primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou o acordo. Já os palestinos rejeitaram mesmo antes da apresentação oficial. Vamos entender quais os principais pontos […]
