Israel é tema de questão no Enem
Mais uma vez, Israel foi tema de uma pergunta no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A questão trazia um trecho de texto do historiador Peter Demant a respeito do desafio demográfico em Israel. Veja abaixo:
QUESTÃO: A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.
DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.
A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)
a) abdicação da interferência militar em conflito local.
b) busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.
c) admissão da participação proativa em blocos regionais.
d) rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.
e) compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.
A alternativa correta era a “b”. Quem acompanha o IBI, não teve dificuldade para responder. Afinal, temos publicado textos e realizado cursos regulares sobre os dilemas da sociedade israelenses e o conflito com os palestinos, nos quais temas como esse são tratados, incluindo as escolhas de palavras para a construção de narrativas.
No caso da questão demográfica, abordada na pergunta, não foi diferente. Vale a pena rever o trecho da entrevista em que o sociólogo Demétrio Magnoli explicou o desafio que Israel enfrenta.
Artigos Relacionados
IBI repudia discurso antissemita manifestado contra parlamentar judeu
12 de dezembro de 2019
Na noite de quarta-feira, dia 11/12, o vereador Daniel Annenberg, do PSDB, foi chamado de “judeu filho da puta” por Adilson Amadeu, seu colega do DEM. Experiências como essas são compartilhadas por vítimas de racismo há gerações. Como se não bastasse a gravidade de chamar alguém de “filho da puta”, é preciso ainda reforçar a […]


E eu com isso? #265 Antissemitismo nas escolas
15 de maio de 2024
No último domingo, 7 de abril, lembramos a marca de 6 meses desde o ataque do Hamas contra Israel e, subsequentemente, o início da guerra em Gaza. Desde então, temos acompanhado em todo o mundo o aumento do antissemitismo. No Brasil, um dos aspectos que mais chamam atenção são os episódios de hostilidades contra alunos […]
