Curso sobre cinema israelense tem início na USP
IBIComeçou, na última quarta-feira, 24/19, no Centro Universitário Maria Antônia, da USP, o curso de extensão Israel: Cinema e Sociedade, ministrado pelo professor Bruno Szlak. Serão seis aulas que irão tratar de temáticas israelenses através do cinema e das séries televisivas. O curso tem o apoio do IBI.
No primeiro encontro, foi abordado o período pré-formação do estado até meados da década de 1960. Foram exibidos trechos do documentário “História do Cinema Israelense”, que apresenta um panorama dos principais filmes e ideais da época.
Segundo Bruno Szlak, “O cinema é, sem dúvida, um reflexo cultural do que ocorre na sociedade em geral. Reflete conflitos tanto no campo dominante, como em cada diferente movimento histórico. Mas também funciona como veículo de questionamento e contestação de campos periféricos que não estão no centro, no domínio”.
As aulas acontecem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30.
Artigos Relacionados
É oficial: o mar morto está morrendo
1 de fevereiro de 2017
O mar morto é o ponto mais baixo da terra, a cerca de 1.388 metros abaixo do nível do mar. No entanto, é oficial: o nível do mar está a encolher a olhos vistos e de uma forma alarmante.

David Grossman faz discurso para israelenses e palestinos enlutados
20 de abril de 2018
Escritor, que perdeu filho na guerra, participou de ato alternativo para recordar vítimas do conflito. Confira texto na íntegra.

26.969 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo
27 de abril de 2020
Hoje é celebrado o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Às 20h, horário de Israel, sirenes soarão para um minuto de silêncio. Em 2020, o número de vítimas chegou a 23.816 soldados, com a inclusão, no último ano, de 42 pessoas do exército israelense e 33 veteranos que […]
