Beatriz Bissio fala sobre ocupação israelense durante a 8ª aula do curso de formação no Rio
A ocupação israelense nos territórios palestinos foi a questão central da oitava aula do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro. A professora Beatriz Bissio foi a convidada a dar a aula, partindo tanto de suas experiências acadêmicas quanto jornalísticas.
A professora, que atualmente é docente Ciência Política na UFRJ e foi diretora dos Cadernos do Terceiro do Mundo, conjugou as duas abordagens em sua exposição. Abordou historicamente as relações entre judeus e muçulmanos para pensar tanto a especificidade da atual situação de hostilidade entre Israel e Palestina, quanto para pensar novas possibilidades inspiradas em experiências prévias.
Ao mesmo tempo, trouxe imagens e relatos de suas passagens pelo Líbano, Jordânia, Israel e Palestina dos anos 80 até 2016, narrando o impacto real da violência na vida cotidiana de todos na região. Neste sentido, ela afirmou como todos sofrem com a violência que marca a realidade da região, e mais especificamente da ocupação, por mais que, obviamente, afete de formas muito diferentes israelenses e palestinos.
Assim, por fim, pensando em formas de superar o atual conflito e acabar com a ocupação, defendeu a necessidade da formação de um Estado Palestino soberano. Neste sentido, destacou iniciativas e atuações que reúnem israelenses e palestinos na mesma luta.
Artigos Relacionados
Filme sobre a Guerra dos Seis Dias estreia nos EUA
6 de junho de 2017
O docudrama In Our Hands: The Battle for Jerusalem já é sucesso de bilheteria

Maratona Diálogos sobre Israel e Palestina
9 de novembro de 2020
A Maratona Diálogos Sobre Israel e Palestina será uma sequência de lives sobre as diferentes narrativas e pontos de vista que envolvem um dos conflitos mais complexos do mundo e sobre diversos aspectos da sociedade israelense e palestina. Se você está cansado de respostas prontas, visões unilaterais e estereótipos, cadastre-se para ser avisado sobre os […]

Amos Oz, David Grossman, Etgar Keret pedem a Netanyahu: Não deporte os requerentes de asilo
18 de janeiro de 2018
trinta e cinco autores israelenses pedem ao primeiro-ministro de Israel que não siga com as deportações
