Guerra de Iom Kipur completa 45 anos
IBIHoje completam-se 45 anos do início da Guerra do Iom Kipur.
Em 6 de outubro de 1973, uma coalizão envolvendo Egito e Síria atacou Israel durante o feriado judaico de Iom Kipur (Dia do Perdão), momento em que grande parte da população está em jejum.
Na ocasião, o Egito pegou Israel de surpresa vindo pela fronteira sul, atravessando o Canal de Suez e avançando em direção ao Sinai. Já o exército sírio avançou pela fronteira norte, ocupando parte das Colinas do Golã. O motivo alegado foi a tentativa de recuperação dos territórios perdidos para Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
O confronto, que durou 20 dias, deixou marcas profundas nas nações participantes. Milhares de pessoas morreram, incluindo grande quantidade de soldados israelenses. Suas consequências são analisadas até hoje por especialistas do mundo inteiro. Uma das teses é que a guerra pavimentou o caminho para os acordos de Camp David, por meio dos quais o Egito foi o primeiro país árabe a reconhecer o Estado de Israel e conseguiu, em troca, devolução da península do Sinai. Outra consequência foi a chamada a “crise do petróleo”, em que países árabes membros da Opep passaram a negar a venda de petróleo a países que apoiassem Israel.
Embora Israel tenha triunfado na guerra, o sentimento no país não é exatamente de vitória. O número de baixas e os risco existencial minaram a euforia do sucesso retumbante na Guerra dos Seis Dias, seis anos antes.
Artigos Relacionados
Playlist da semana: Heavy Metal Israelense
19 de setembro de 2019
Para os metaleiros de plantão, essa playlist traz uma mistura de sons do Heavy Metal clássico, com toques de Oriente Médio e cultura íidische. A banda Almana Shchora também é uma boa dica musical, mas que não tem faixas na plataforma Spotify. Clique aqui para ouvir!

Votação de lei expôs sociedade israelense profundamente dividida
19 de julho de 2018
Confira a repercussão após aprovação da Lei Básica do Estado Nação do Povo Judeu

A memória do Holocausto
27 de janeiro de 2021
O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, isso porque neste dia, em 1945, o campo de Auschwitz foi libertado. Lá, mais de um milhão de pessoas foram vítimas dos nazistas. Entre os judeus, há uma grande preocupação para que a história seja repassada, que os jovens visitem campos de […]
