Daniel Golovaty trata das simetrias e assimetrias no conflito entre israelenses e palestinos
IBIA sexta aula do curso de formação do IBI, ministrada por Daniel Golovaty, na última segunda-feira, 24/09, em São Paulo, abordou os pontos simétricos e assimétricos do conflito entre israelenses e palestinos.
Um dos principais pontos tratados pelo historiador e psicanalista foi a centralidade do conflito israelense-palestino nas disputas ideológicas das últimas décadas no ocidente, a saber, o forte apoio de setores das esquerdas à causa palestina e o discurso da “guerra de civilizações” por parte de setores da direita.
Segundo Golovaty, a narrativa da “guerra de civilizações”, no que diz respeito a Israel e ao Oriente Médio, seria a visão do triunfo da civilização ocidental ameaçada pelo fundamentalismo islâmico.
Do ponto de vista do tamanho do apoio das esquerdas em relação aos palestinos, mas não à causas congêneres, de povos em situações análogas, como dos curdos, tibetanos, uigures etc., a narrativa construída é a antiimperialista. Setores estes que enxergam Israel como guardião do poder do “Império” de maneira muito similar ao fenômeno do antiamericanismo.
Chamando atenção para as dimensão assimétricas entre israelenses e palestinos, qual seja, a diferença de forças entre ambos, Golovaty propõe um olhar para além dessa visão binária. Ele explica que, além desta condição assimétrica do conflito, há uma outra, muito menos abordada, que é a sua dimensão simétrica: o conflito entre israelenses e palestinos é o produto histórico do embate de dois movimentos nacionais pelo mesmo território.
O conflito entre ambos os nacionalismos deve ser visto, segundo o professor, como disputas entre duas narrativas igualmente legítimas.
Artigos Relacionados
Human Rights Watch divulga relatório sobre prisões arbitrárias e torturas praticadas pela Autoridade Palestina e pelo Hamas
23 de outubro de 2018
De acordo com relatório da Human Righs Watch publicado nesta terça, 23/10, a Autoridade Palestina na Cisjordânia, liderada pelo Fatah, e as autoridades do Hamas em Gaza prendem e torturam rotineiramente críticos e opositores. À medida que a disputa entre os dois grupos se aprofundou, a repressão aos dissidentes intensificou-se. O relatório de 149 páginas, […]


E eu com isso? #269 Protestos nas universidades nos EUA
15 de maio de 2024
Há algumas semanas, os campi das universidades dos Estados Unidos viraram espaços de uma batalha ideológica, gerando debates em todo o mundo. Enquanto militantes que se dizem “pró-Palestina” alegam estarem lutando pela autodeterminação de um povo, alunos judeus se dizem oprimidos e, em algumas situações, até impedidos de entrarem em campi. A reivindicação dos militantes […]
