Artista e ativista Gershon Knispel morre aos 86 anos em Israel
Faleceu, no início de setembro, na cidade de Haifa, o desenhista, gravador, pintor, muralista, escultor e ativista Gershon Knispel, aos 86 anos.
Knispel nasceu em Colônia, Alemanha, em 1932. Aos três anos, emigrou com a família para região da Palestina, então sob mandato britânico, indo morar em Haifa.
Desde jovem engajou-se com o ideário socialista. Ingressou no Partido Comunista de Israel e destacou-se como artista na cidade de Haifa.
No exército, serviu na unidade Nachal, envolvida com trabalhos artísticos.
Em 1958, foi convidado a ir a São Paulo depois de vencer um concurso para a criação de um mural gigantesco na fachada do edifício sede da TV Tupi, executado no ano seguinte e hoje tombado. Acabou estabelecendo residência no país.
Segundo o critico Fábio Magalhães, Knispel cativou o ambiente cultural brasileiro com sua arte e com suas ideias. Em pouco tempo fez inúmeros amigos. “Gershon Knispel integrou-se de tal forma na vida cultural brasileira que era constantemente requisitado para expor suas obras, ilustrar livros e produzir gravuras e cartazes para os movimentos sociais. Assim, realizou diversos desenhos para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e para os Centros Populares de Cultura organizados pela União Nacional dos Estudantes – UNE”, afirmou.
Em 1964, Gershon Knispel regressou em fuga para Israel em consequência do golpe militar.
Dez anos após o reestabelecimento da democracia, em 1995, voltou a São Paulo, onde morou quase até o fim da vida.
Deixa como legado, inúmeros trabalhos, como o monumento em homenagem ao cinquentenário de Israel, na praça de mesmo nome, localizada no bairro do Pacaembu.
Artigos Relacionados
Onde você estava na noite de 4 de novembro de 1995?
4 de novembro de 2019
por Revital Poleg


E eu com isso? #225 Orgulho: Um judaísmo que me cabe
28 de junho de 2023
O mês de junho é repleto de significado e simbolismo para a comunidade LGBTQIA+. Tudo começou lá atrás, em 1969, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No dia 28 de junho daquele ano, quando ocorreram as famosas “Revoltas de Stonewall”. Este evento marcante foi um levante espontâneo contra a opressão e a violência […]

“Nunca me contaram” ou a história inteminável dos comentários de Seth Rogen sobre Israel
5 de agosto de 2020
Por Leonel Caraciki
