Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos
20 set 18

Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos

Há quarenta anos, em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, o presidente do Egito, Anwar al-Sadat, e o presidente dos EUA, Jimmy Carter, assinaram um tratado pelo qual se comprometiam a negociar de boa-fé o futuro do Sinai e da paz entre Israel e o Egito e as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza.

O tratado abriu caminho para os acordos de paz entre Israel e Egito, firmados em 26 de março de 1979 e que se mantêm até hoje.
Já as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza foram interpretadas de maneira diversa por Israel, Egito e EUA e não renderam os resultados esperados pelas partes. A questão segue indefinida.

Artigos Relacionados


David Ben-Gurion, 133 anos depois: o pai da nação cultuado e revistado

Calendar icon 16 de outubro de 2019

O icônico fundador de Israel, David Ben-Gurion, se sentou na cadeira de primeiro-ministro, em Jerusalém, por pouco mais de 13 anos (1948-1954/1955-1963). Até setembro passado, era o líder com mais tempo no poder desde a criação de Israel, em 1948. Agora, o recordista é o atual premiê, Benjamin Netanyahu.  Mas, diferentemente do polêmico Netanyahu, David […]

Arrow right icon Leia mais

Ocupação e minorias em Israel foram os temas da 10ª aula do curso do IBI no RJ

Calendar icon 29 de novembro de 2018

Encontro comtou com participação de Alexandre Pupo Quintino e Giovana Xavier

Arrow right icon Leia mais

Entrevista com Jean Wyllys sobre vinda de aiatolá iraniano

Calendar icon 28 de julho de 2017

Para deputado federal, cabe ao público brasileiro repudiar perspectivas preconceituosas e discriminatórias representadas pelo fundamentalismo religioso

Arrow right icon Leia mais