Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos
Há quarenta anos, em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, o presidente do Egito, Anwar al-Sadat, e o presidente dos EUA, Jimmy Carter, assinaram um tratado pelo qual se comprometiam a negociar de boa-fé o futuro do Sinai e da paz entre Israel e o Egito e as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza.
O tratado abriu caminho para os acordos de paz entre Israel e Egito, firmados em 26 de março de 1979 e que se mantêm até hoje.
Já as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza foram interpretadas de maneira diversa por Israel, Egito e EUA e não renderam os resultados esperados pelas partes. A questão segue indefinida.
Artigos Relacionados
David Ben-Gurion, 133 anos depois: o pai da nação cultuado e revistado
16 de outubro de 2019
O icônico fundador de Israel, David Ben-Gurion, se sentou na cadeira de primeiro-ministro, em Jerusalém, por pouco mais de 13 anos (1948-1954/1955-1963). Até setembro passado, era o líder com mais tempo no poder desde a criação de Israel, em 1948. Agora, o recordista é o atual premiê, Benjamin Netanyahu. Mas, diferentemente do polêmico Netanyahu, David […]

Ocupação e minorias em Israel foram os temas da 10ª aula do curso do IBI no RJ
29 de novembro de 2018
Encontro comtou com participação de Alexandre Pupo Quintino e Giovana Xavier

Entrevista com Jean Wyllys sobre vinda de aiatolá iraniano
28 de julho de 2017
Para deputado federal, cabe ao público brasileiro repudiar perspectivas preconceituosas e discriminatórias representadas pelo fundamentalismo religioso
