Tratado que abriu negociações de paz entre Israel e Egito completa 40 anos
Há quarenta anos, em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, o presidente do Egito, Anwar al-Sadat, e o presidente dos EUA, Jimmy Carter, assinaram um tratado pelo qual se comprometiam a negociar de boa-fé o futuro do Sinai e da paz entre Israel e o Egito e as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza.
O tratado abriu caminho para os acordos de paz entre Israel e Egito, firmados em 26 de março de 1979 e que se mantêm até hoje.
Já as linhas gerais das negociações para o estabelecimento de um regime autônomo na Cisjordânia e em Gaza foram interpretadas de maneira diversa por Israel, Egito e EUA e não renderam os resultados esperados pelas partes. A questão segue indefinida.
Artigos Relacionados
Playlist da semana: Rock Israelense anos 80 e 90
25 de novembro de 2019
Curadoria de Julia Jardanovski e Yarden Nussbaum

O que tem de verdade em “Minha Vida Nada Ortodoxa”?
28 de julho de 2021
Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com Marcela Zanetti e Camila Assayag

Negociador de paz israelense Gershon Baskin participa de webinar, promovido pelo Instituto Brasil-Israel, ao lado de Guga Chacra
19 de novembro de 2020
A convite do Instituto Brasil-Israel e da organização Peace On The Table, Gershon Baskin, um dos mais renomados ativistas pela paz e intelectual público de Israel, assessor de diversos primeiros-ministros de seu país e interlocutor reconhecido de líderes palestinos, participa de webinar na Fundação FHC, dia 20 de novembro, às 11h. O debate será sobre […]
