Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo
IBIA Folha de S. Paulo publicou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, um artigo do colaborador do IBI, Guilherme Casarões, sobre os 25 anos dos Acordos de Oslo.
Casarões, que é professor da FGV-EAESP, iniciou o texto lembrando que o assinatura do acordo, há exatos 25 anos, foi o momento em que os palestinos e israelenses chegaram mais perto de uma reconciliação. Porém, não só o conflito não chegou perto do fim, como a situação se agravou. O colaborador do IBI analisa a conjuntura geopolítica atual e defende que, atualmente, a esperança por uma retomada nas negociações de paz está nas sociedades civis israelense e palestina, e não na vontade política:
“Surpreendentemente, a esperança está justamente numa sociedade civil que parece florescer em meio ao medo e ao desencanto. Há israelenses e palestinos, portadores deste ‘espírito de Oslo’, trabalhando em grupos de tamanhos variados e refletindo seriamente sobre as possibilidades para a paz. Deles, poderão surgir lideranças capazes de reorganizar o processo de paz. Ao contrário de Oslo, esse é um processo lento, gradativo e potencialmente doloroso. Mas talvez seja o único caminho para que a primavera israelo-palestina possa finalmente nascer.”
Artigos Relacionados
As polacas são o tema do novo episódio do podcast do IBI
18 de março de 2020
No episódio de número 57 do “E eu com isso?”, vamos falar sobre uma parte pouco conhecida da história da imigração judaica para o Brasil: as polacas. Mulheres judias muito pobres do leste europeu que vinham para o Brasil onde acabavam exercendo a prostituição para sobreviver. Nossa convidada é a historiadora e pesquisadora Beatriz Kushnir, […]

A 3ª via de Israel em Gaza: negociação direta com o Hamas
18 de outubro de 2018
Para o general da reserva Giora Eiland, Israel e o Hamas têm interesses em comum e poderiam evitar um novo conflito
