IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro
24 ago 18

IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro

IBI

Sexta-feira passada (17/08) o IBI iniciou seu curso de formação “Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas” no Rio de Janeiro.

No esforço de pensar a questão palestino-israelense sem tratá-la como algo absolutamente excepcional e particular, a primeira aula, cujo tema era “Colonialismo, Imperialismo e Pós-colonialismo”, foi ministrado pela Professora Janaína Perrayon.

Ela enfatizou a historicidade do imperialismo em sua formação no século XIX, profundamente relacionada com as transformações econômicas ocorridas na Europa devido à crescente industrialização. Ademais, propôs uma reflexão sobre os impactos subjetivos do colonialismo e como foi decisivo pra sua legitimação o discurso de superioridade europeia. Mas isso sem deixar de afirmar as próprias formas de agência, resistência e criação das sociedades colonizadas.

Assim, foi dado o pontapé inicial para a compreensão da questão palestino-israelense em diálogo com seu tempo e no seio da modernidade e seus profundos impactos. Trata-se de pensar com essas questões gerais para então descobrir suas especificidades, mas não sua excepcionalidade. Assim espera-se renovar e ampliar o debate, nunca fechá-lo.

Nesta sexta (24/08), o curso tem prosseguimento com a aula do Professor Fernando Brancolli, intitulada “Formação e tensões geopolíticas no Oriente Médio”.

Artigos Relacionados


Diálogos de Quarentena #5: Memória nacional – do dia do Holocausto ao Dia da Independência (Parte 2)

Calendar icon 31 de julho de 2020

Arrow right icon Leia mais

Diálogos Literários Brasil-Israel | Do outro lado mora gente

Calendar icon 27 de janeiro de 2021

Arrow right icon Leia mais

As diversas correntes do sionismo foram tema da 7ª aula do curso do IBI no RJ

Calendar icon 11 de outubro de 2018

No dia 05/10, no sétimo encontro do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro, Michel Gherman continuou sua aula sobre o movimento nacional judaico, aprofundando nas discussões sobre suas diversas correntes e práticas. Inicialmente, tratou-se daquele que é considerado o “pai do sionismo”, Theodor Herzl, mas numa outra perspectiva, buscando redimensionar suas contribuições. […]

Arrow right icon Leia mais